Lançamento do livro “Cherovia no Prato” considerado um momento “histórico”

Teve lugar na quinta-feira, dia 26, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do livro “Cherovia do Prato”, o primeiro livro com receitas de cherovia no país.

Na sessão de apresentação, o chanceler da Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno da Covilhã, Eduardo Cavaco, sublinhou a importância do momento, que considera “histórico”, marcando a agenda gastronómica nacional “por diversos fatores”.


“O primeiro livro de receitas de cherovia; a criatividade e inovação nas receitas apresentadas; a memória futura de dados e informações sobre a cherovia; a promoção turística associada à gastronomia; e as experiências gastronómicas ao mais alto nível” foram os fatores apresentados por Eduardo Cavaco, quando falava acerca da importância do livro na gastronomia nacional.

Sobre esta iniciativa, José Miguel Oliveira, vereador com pelouro do associativismo na Câmara Municipal da Covilhã, afirmou ser “fundamental para a preservação das nossas tradições gastronómicas”, relembrando o apoio, por parte do município, através do regulamento ao apoio ao associativismo, “essencial para a realização de projetos como este”.

Na sua intervenção, o autarca sublinhou ainda a importância da confraria na “promoção, divulgação e valorização dos produtos da região”.

A sessão de apresentação contou ainda com a intervenção de Jorge Saraiva, grão-mestre da Confraria, sublinhou a relevância do registo das receitas tradicionais, transmitidas na tradição da oralidade ao longo de gerações”, acrescentando que “o livro é um meio de as fazer chegar ao presente e garantir o futuro”.

O livro é composto por duas partes, sendo que a primeira conta com um testemunho pessoal de Eduardo Cavaco sobre o “encontro” com a cherovia, a descrição da cherovia, o cultivo, apanha, valor nutricional, história e algumas curiosidades.

A nota introdutória do livro é do presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, o prefácio é do grão-mestre da confraria, e no corpo principal, são apresentadas as receitas de cherovia, realizadas por chefes da cidade, e a receita das tradicionais cherovias. 

O livro tem um valor de lançamento de 6,50€ e pode ser adquirido na secretaria da Banda da Covilhã.

A sessão de apresentação contou ainda com momentos musicais pelo duo de trompetes da Banda da Covilhã.