Fundão: Moagem com nova rubrica a partir de amanhã

“Cine Gardunha Acolhe” é o nome da nova rubrica da Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, que visa ser “um espaço aberto às afinidades locais, quer em trabalhos realizados na região do Fundão e no seu entorno próximo, quer de pessoas que tenham ligação a estas geografias”.

As primeiras exibições irão decorrer a partir de amanhã, dia 8, com a exibição dos filmes “A Raposa”, de Leonor Noivo, e “As Sacrificadas”, de Aurélie Oliveira Pernet.


A história do primeiro filme passa-se na Serra da Gardunha e “fala sobre todas as pessoas que sofrem de anorexia, sendo que a raposa é a metáfora para uma obsessão por cada passo, cada gesto e cada respiração”.

No mesmo dia, será exibido “As Sacrificadas”, um filme que “mistura atores profissionais com pessoas da zona e tem como pano de fundo os incêndios que todos os anos devoram o país”.

No dia 15 de fevereiro irá ser exibido o “Fairytale”, uma “obra visionária” de Aleksandr Sokurov. “Misturando história, animação e experimentalismo, figuras como Hitler, Mussolini, Estaline, Churchill, Napoleão ou Jesus Cristo vão interagir em imagens de arquivo ou invenções indefiníveis”.  

Ainda no dia 15 de fevereiro será também exibido o filme “Lucifer Rising”, considerado “um filme maldito, pelo título, mas também por uma série de fatos macabros estar envolvido com a produção dele”, pode ler-se em nota de imprensa.

No dia 22, terá lugar “A Vida de Uma Mulher”, um filme de 1953, baseado na peça do dramaturgo japonês “Kaoru Morimoto”.

O “Cine Gardunha Acolhe” é uma rubrica realizada no âmbito da programação do Cineclube Gardunha.