“Transformar Comércio”: Empresas do PNSE recebem 50% dos apoios na próxima semana

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, aprovou hoje o primeiro conjunto de candidaturas para a modernização do comércio na Serra da Estrela.

De acordo com a nota de imprensa, os pagamentos às empresas localizadas no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) iniciar-se-ão já na próxima semana, no montante de 50% do incentivo.


“Os projetos aprovados totalizam um investimento global de cerca de 594 mil euros, a que corresponde um incentivo máximo, a fundo perdido, de cerca de 425 mil euros destinados à modernização de 77 estabelecimentos de micro e pequenas empresas de comércio a retalho”, pode ler-se no documento enviado à RCC.

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, sublinhou que “após o anúncio, no início de janeiro, foi concretizado, com rapidez e celeridade, a aprovação dos primeiros projetos, que começarão a ser pagos na próxima semana”.

“Entendemos como prioritário fazer chegar aos comerciantes da Serra da Estrela um importante apoio para a revitalização do seu comércio”, vincou ainda Nuno Fazenda.

O prazo para submissão das candidaturas que terminaria no próximo dia 10 de fevereiro, será prorrogado por mais 30 dias.

O Secretário de Estado afirma que “foram agora aprovadas as primeiras 77 candidaturas e foi prorrogado, em 30 dias, o prazo para que mais comerciantes possam usufruir deste apoio”, realçando que é necessário “revitalizar e apoiar o dinamismo das ruas direitas, dos centros históricos e do comércio local”.

São dois milhões de euros para o comércio dos concelhos da Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira.

Além das candidaturas já aprovadas, encontram-se em análise cerca de uma centena de projetos.