Direção Executiva do SNS garante que “nenhuma maternidade vai fechar definitivamente” na região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) decidiu que não vai encerrar nenhuma maternidade no país, nem mesmo as da Guarda e Castelo Branco, que estavam em risco de encerrar por sugestão da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia.

Depois do órgão executivo liderado por Fernando Araújo ter avançado que não encerraria as maternidades da região Norte, agora chega também a decisão sobre a região Centro, na qual garante que as mesmas “vão funcionar, de forma ininterrupta, até ao final de março”.


Segundo o documento da DE-SNS, também não vão encerrar as duas maternidades em Lisboa e Vale do Tejo (Vila Franca de Xira e Barreiro) e as duas que estavam em lista de análise no Norte (Famalicão e Póvoa de Varzim).

Recorde-se que, no início do ano, o diretor executivo do SNS adiantou à agência Lusa que o plano para o primeiro trimestre pretendia manter uma abordagem de rotatividade das maternidades, de forma a criar “previsibilidade” e ser possível “coordenar uma operação estável”.

“O objetivo é termos, numa área geográfica, uma resposta consistente e evitar que as grávidas estejam, até à última hora, a tentar perceber se aquele local vai estar aberto ou não”, referiu Fernando Araújo na altura.