Portagens: Plataforma mostra abertura para o diálogo e suspende protesto em Lisboa

A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 suspendeu a “Embaixada da Beira Interior em Lisboa”, agendada para dia 25, depois de o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, ter marcado uma reunião para dia 24.

O anúncio foi feito hoje, em conferência de imprensa, após uma reunião da Plataforma. Segundo os responsáveis esta solução “mostra abertura para o diálogo”, mas sem abdicar “da questão de princípio, a abolição das portagens no interior”.


Luís Garra, na comunicação aos jornalistas, destaca que a Plataforma parte para a reunião “com a expectativa de que o ministro detenha as condições políticas para o Governo concretizar o objetivo da reposição das SCUTs”, razão da suspensão do protesto, que, “poderá ser agendado para nova data”.

Sustenta que a Plataforma, na reunião com o novo detentor da pasta das infraestruturas, reivindicará a da abolição de portagens “no mais curto espaço de tempo”. Questionado sobre esse horizonte temporal, Luís Veiga, avança que se mantém “o final na legislatura” como meta.

Recorda que já reuniram como João Galamba a quem já entregaram a proposta da Plataforma e que, “de forma clara”, ficou expresso “que esta legislatura terá de ser a legislatura da abolição”.

Luís Garra detalha que a plataforma fala em “curto prazo”, para abrir a possibilidade de encontrar uma solução, que mesmo não sendo “total e imediata”, que seja “discutida e firmada”.

Questionados sobre a marcação de uma reunião para o dia anterior ao protesto, a Plataforma não fala em “desmobilização”, preferindo optar por “ser positivos e acreditar que não foi possível outra data”, sublinhou Luís Veiga. Luís Garra reforça que “até seria um ato de irresponsabilidade” manter a “embaixada”, uma vez que o protesto tinha por objetivo reunir com o Governo. As conclusões ditarão se haverá de novo mobilização, disse.

A Plataforma agendou uma reunião do Conselho Geral para dia 27, onde serão analisadas as conclusões da reunião de dia 24 para decidir os passos para o futuro.