Presidentes de Câmara socialistas enaltecem iniciativa “Governo mais Próximo”

Os presidentes das Câmaras Municipais da Covilhã, Vítor Pereira, de Belmonte, António Dias Rocha, de Penamacor, António Luís Beites, de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, de Proença-a-Nova, João Lobo, e da Sertã, Carlos Miranda, enalteceram a iniciativa “Governo mais Próximo”, que teve lugar na região da Beira Baixa nos dias 25 e 26 de janeiro.

De acordo com os autarcas esta ação constituiu “um marco histórico, com elevado significado político e relevante interesse estratégico”.


“O contacto direto dos membros do Governo com as realidades locais, os problemas, os anseios e expetativas, os projetos e as ações em curso no território, constituiu uma oportunidade única para reforçar as relações dos atores políticos, económicos e sociais locais com o Governo, em diferentes áreas cruciais para o desenvolvimento regional e para a coesão territorial”, pode ler-se no documento da Federação Distrital do PS.

Os presidentes das várias autarquias sublinharam que as visitas a 10 empresas relevantes da região, nas áreas da tecnologia, dos têxteis, da agricultura e agroalimentar, e do cluster do papel “evidenciaram as potencialidades e a dinâmica da economia regional”.

A Federação Distrital do PS realça ainda a construção do IC31, que irá avançar com um perfil de autoestrada, “um dos resultados mais visíveis e imediatos desta interação entre o governo e o poder local”.

A obra foi anunciada no passado dia 3 pelo Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Em última nota, os autarcas referem que a iniciativa “demonstrou o compromisso dos governantes com as populações e os agentes sociais, económicos e políticos locais, evidenciou os contributos de todos para o desenvolvimento regional, e projetou uma excelente imagem da região”.

Recorde-se que a deslocação do governo da república contou com ações em onze concelhos, envolvendo o primeiro-ministro, António Costa, 17 ministros e 14 secretários de estado.