Covilhã: Antigo Orfeão deve albergar várias associações para o tornar “um edifício vivo”

A antiga sede do Orfeão da Covilhã, que a Câmara Municipal da Covilhã tem alugada, pode vir a albergar 4 ou 5 associações, avançou José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do associativismo.

O autarca falava na reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã, depois de questionado pela oposição sobre a mudança do Agrupamento XX dos Escuteiros, dada a falta de condições do espaço que atualmente ocupa.


José Miguel Oliveira explica que visitou a sede do Agrupamento XX, reconhece a falta de espaço e condições, frisando que há várias questões a ter em linha de conta sobre esta matéria.

Para o autarca é de sublinhar o facto de os responsáveis pelos escuteiros “precisarem de todo o espaço do Orfeão”, o que por si só é um entrave, uma vez que o edifício é partilhado pelo Orfeão, que está na de algum espaço para ali guardar o seu espólio e utilizar o auditório.

Por outro lado, vincou ainda o vereador, está em análise mudar a Fraternidade Nuno Álvares e a Junta Regional de Escuteiros, que partilham a sede com o Agrupamento XX, por forma a ganhar mais espaço.

O autarca frisa ainda que é preciso ter em linha de conta que há inúmeras associações que solicitaram sede e que podem mudar-se para aquele espaço.

“Existem inúmeras associações que também estão deficitárias de sede, inclusivamente associações que até já começam a ter funcionários, o que vai ao encontro do que queríamos para aquele espaço, que é torna-lo um espaço vivo, e não de gabinetes fechados, mas sim vivo e aberto na sua fruição e no seu uso”, disse.

José Miguel Oliveira dá como exemplo a Associação Guardiões Serra da Estrela e a Quarta Parede, instituições que já pediram sede. Vinca que “é possível encontrar, dentro daquele edifício, solução para 4, 5 ou 6 associações para elas poderem usufruir do espaço”.

O vereador afirma que esta é uma decisão que estará por dias, uma vez que há ainda a hipótese de a Delegação da Cruz Vermelha se mudar também para aquele local.

Para José Miguel Oliveira este edifício tem todas as condições para ser, no futuro, o “Condomínio Associativo 2”, detalhou.