“Desafiando as Desigualdades”: CooLabora assinala Dia Internacional das Mulheres

A CooLabora irá assinalar o Dia das Mulheres, celebrado dia 8 de março, com a iniciativa “Desafiando as Desigualdades”.

Às 18:00, terá lugar uma marcha, que terá início no Jardim Público e chegada às Portas do Sol, onde vai decorrer, a partir das 18:30, um momento musical com Leonor Curto e a performance “Mulheres”, por Amanita.


A roda de conversa terá início às 21:00, na CooLabora, com a exibição da curta-metragem “Mãos de Lã”, de Anabela Justino e Jéssica Oliveira, e “A mulher é como uma flor?”, por Ana Rita Fonseca.

Esta atividade conta ainda com a intervenção de Diana Silva, que irá abordar o tema “Violência Doméstica: uma forma de violência de género”, Amélia Augusto, que irá falar sobre a violência obstétrica, e Thaís Marçon, com a temática “Mulheres que imigram: desafios”.

Em Portugal, entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2022 foram 22 as mulheres vítimas de femicídio em contexto de relações de intimidade. Os dados foram divulgados Observatório de Mulheres Assassinadas, que contabilizou, no mesmo período, 35 tentativas de femicídios nas relações de intimidade.

A iniciativa é organizada pela CooLabora, com o apoio da CISMA – Associação Cultural; o “Covilhã a Marchar” e o Núcleo de Estudantes Psicologia da Universidade da Beira Interior (PsicUBI).

A iniciativa surge no âmbito do projecto Coolaboratório, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s geridos em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.