Festival Y mostra artes performativas na região entre abril e julho

Com espetáculos na Covilhã e Castelo Branco e, pela primeira vez, em Belmonte, Paul e Cortes do Meio, a edição 19 do Festival Y, Festival de Artes Performativas, organizado pela Quarta Parede, vai decorrer entre 20 de abril e 8 de julho.

“Sem fugir à sua natureza”, esta edição apresenta “uma programação híbrida, para todas as idades e públicos, com vários cruzamentos artísticos”, referiu Sílvia Ferreira que divide a direção artística do festival com Rui Sena, durante a conferência de imprensa de apresentação do certame.


“Uma programação focada nas linguagens artísticas emergentes e nos cruzamentos disciplinares e muito atenta à realidade artista da Beira Interior e seus públicos”, revela a responsável, destacando, ainda, que “o Y é construído para esta região”, mas, salientando, no entanto, “o seu impacto nacional e internacional pelos contributos para a circulação de obras e artistas e para combater as assimetrias regionais na área artística”, disse

Ao longo dos meses irão decorrer 11 espetáculos, de dança, música, performance e ilusionismo, circo contemporâneo, teatro e teatro-música, que serão apresentados em auditórios, como o Teatro Municipal da Covilhã, Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, Auditório do Teatro das Beiras na Covilhã, e em vários locais ao ar livre das diferentes localidades.

Na programação destaque para duas residências artísticas que visam preparar esta edição e também já a de 2024, realçou a diretora artística. Uma delas desenvolve-se em Cortes do Meio, junto com a Filarmónica Cortense e outra no Paul.

“Sforzando” é o espetáculo que está a ser criado, desde o início de março, por Mafalda Saloio e que tem os músicos da Filarmónica Cortense como protagonistas, explicou Sílvia Ferreira.

Trata-se de um espetáculo de teatro-música que vai ser apresentado na aldeia, ao ar livre, no dia 4 de junho, ao final da tarde.

No Paul, Filipe Moreira, em setembro, realiza a residência artística Romaria, cujo espetáculo final será apresentado no Y de 2024, numa colaboração com a Casa do Povo do Paul e com a comunidade local.

Como novidade a Quarta Parede apresenta nesta edição a abertura de uma open cal, dirigida a jovens artistas das artes performativas, para selecionar 2 espetáculos para a edição de 2024.

Tal como já é habitual, o Festival Y dinamiza o Y Públicos, promovendo encontros informais entre artistas e o público, na comunidade de espetadores, com 3 encontros nos espetáculos de 28 de abril, 11 de maio e 4 de junho.

Em paralelo decorre o Laboratório de Artes Performativas Sénior, que se desenvolve desde 2018, no Centro de Atividades.

Sílvia Pinto Ferreira detalha que esta edição tem um orçamento de 100 mil euros.

Programa

Abril

Dia 20 – Rita Vian – 21:30 – Teatro Municipal da Covilhã (música)

Dia 28 – Ceci N’est pas un film – Companhia Paulo Ribeiro – 21:30 – Auditório Teatro das Beiras (dança)

Maio

Dia 5 – HâmaiKà – Companhia Cielo RasO – 21:30 – Cine-Teatro Avenida (dança)

Dia 11 – The Watching Machine – Macarena Recurda Shepherd – 21:30 – Auditório teatro das Beiras (performance e ilusionismo)

Dia 27 – Chá das cinco – Coração nas Mãos – 17:30 – Jardim da Alameda Belmonte (circo contemporâneo)

Junho

Dia 04 – Sforzando – Mafalda Saloio e Filarmónica Cortense – 18:30 – Cortes do Meio (teatro Música)

Dia 07 – Quotidano – Amuse Toi e Ana Jezebel – 21:30 – Teatro Municipal da Covilhã (dança)

Dia 08 – Dia-a-Dia – Ana Jezebel – 17:30 – Jardim Público da Covilhã (dança)

Dia 10 – Concerto nº 1 para Laura – Silvia Real – 21:30 – Teatro Municipal da Covilhã (dança)

Dia 29 – Feedback – André Braga & Cláudia Figueiredo – 21:30 Cine-Teatro Avenida (dança)

Julho

Dia 08 – Massa Mãe – Sara Inês Gigante – 21:30 – Teatro Municipal da Covilhã (teatro)