“Guardiões Serra da Estrela” inicia assembleias comunitárias nas freguesias afetadas pelos incêndios

A associação “Guardiões Serra da Estrela” vai realizar um ciclo de assembleias comunitárias para auscultação da população das freguesias em que a área ardida nos incêndios do Verão, ultrapassou os 10%.

A primeira reunião está marcada para a União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre e conta com a presença de elementos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).


Segundo revela a associação, a auscultação da população, é uma “tentativa de reforçar a recuperação dos ecossistemas com implicação das comunidades que os sustentam”, vincando que “parte do princípio de que a defesa e o desenvolvimento da Serra da Estrela só resultarão na plenitude com o binómio sustentável natureza – pessoas, onde o bem-estar das comunidades se compatibiliza e alia à conservação dos recursos e valores naturais”.

A iniciativa tem lugar no sábado, dia 11, a partir das 18:00 no salão do Centro Cultural Desportivo e Recreativo de Colmeal da Torre.

Nesta primeira ronda de assembleias comunitárias o objetivo é identificar as “principais dificuldades sentidas pela comunidade na sua atividade e envolvê-las na construção de soluções para o futuro”, detalha ainda a associação.

Estas assembleias comunitárias resultam de um contrato-programa celebrado entre os Guardiões da Serra Estrela, ICNF – Instituto e Fundo Ambiental.