Inter-reformados acusa Governo de esquecer este setor nas medidas de apoio às famílias

A direção da Inter-Reformados da USCB afirma que, nas medidas de apoio às famílias recentemente anunciadas pelo Governo, “uma vez mais, os reformados e aposentados são desprezados, esquecidos e discriminados”, denuncia em nota de imprensa.

Detalha que os reformados e aposentados “já tiveram um corte nas pensões em 2023 com a não aplicação da lei de atualização das pensões e que isto significa, também, um corte para as atualizações futuras, já que o ponto de partida é mais baixo”.


“É lamentável e é condenável que no conjunto das insuficientes e ilusórias medidas anunciados pelo governo não esteja prevista a reversão do corte nas pensões com um aumento efetivo e com efeitos retractivos a janeiro de 2023”, vinca a estrutura ligada à CGTP-IN.

No documento, considera-se o pacote de medidas anunciadas como insuficientes, vincando que “o caminho apontado pelo Governo não resolve os problemas da população”.

A direção Distrital da Inter-Reformados/Castelo Branco “reclama o aumento das pensões de reforma”, afirmando que “só assim se garante a reposição e melhoria do poder de compra e se rompe com o caminho da desigualdade e empobrecimento de camadas crescentes de reformados e aposentados”.

No documento reclama, ainda, que “as Câmaras Municipais e a Comunidades Intermunicipais apliquem, com urgência, a gratuitidade dos transportes públicos rodoviários e ferroviários” a este setor.

A estrutura frisa ainda que “não vai ficar passiva perante mais esta injustiça” e avança que vai “dar sequência, agora com maior urgência e necessidade, a um conjunto de sessões/ações de esclarecimento e contacto com reformados, solicitar reuniões às Câmaras Municipais de Belmonte, Covilhã e Fundão e à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela para lhes exigir a gratuitidade dos transportes públicos aos reformados e aposentados e apelar aos reformados e aposentados para que participem em força nas comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio, levando as suas reivindicações a estas comemorações”.

Detalha ainda que durante as comemorações do 1º de Maio será anunciada uma “ação pública na cidade da Covilhã, de exigência do aumento das Pensões de Reforma e da gratuitidade dos transportes públicos”.