“Para um ensino superior mais justo” UBI reserva 2% das vagas para alunos carenciados

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai reservar vagas especiais para candidatos carenciados, no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), avança a universidade, sublinhando que se trata da adesão ao projeto projeto-piloto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que arranca no Concurso de 2023, e que prevê a criação de um contingente prioritário de estudantes carenciados economicamente.

Explica que esta decisão “faz parte da estratégia de criar oportunidades de formação para toda a população, neste caso para os estudantes provenientes de famílias com menores recursos financeiros”


Assim, 2% de vagas para cada ciclo de estudos destina-se a candidatos beneficiários de escalão A de Ação Social Escolar, no Ensino Secundário. Na UBI, abrange todos os 36 cursos de 1.º Ciclo ou Mestrado Integrado disponíveis para o CNAES, cuja 1.ª Fase decorre entre julho e agosto desde ano.

Mário Raposo, citado na nota de imprensa frisa que a medida “permite disponibilizar aos candidatos mais um instrumento de acesso à UBI, ajustado ao seu perfil socioeconómico”, justificando que “as dificuldades financeiras das famílias portuguesas dissuadem muitos jovens de prosseguir a sua formação, após o Ensino Secundário, apesar das suas capacidades”.

“Com esta opção, combinada com os apoios sociais que criamos na UBI, com o investimento nas residências universitárias, e por nos situarmos numa região com custos de vida mais acessíveis, queremos ajudar a ter um Ensino Superior mais justo, equitativo e promotor da mobilidade social”, conclui.