SMALLable: Sobral de São Miguel integra projeto europeu para “revitalizar territórios”

A freguesia de Sobral de São Miguel integra o projeto europeu SMALLable – Marginal Cities Network, cujos territórios envolventes “são afetados por fenómenos de declínio demográfico e económico”.

A parceria envolve oito parceiros entre autarquias e associações de desenvolvimento provenientes de cinco países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Hungria) e o objetivo é “promover o diálogo entre as autarquias e os cidadãos, com particular enfoque nos jovens, para que possam refletir, em conjunto, novas oportunidades de revitalização destes territórios através de metodologias e projetos participativos”, sublinha a Junta de Freguesia em nota de imprensa.


O evento inicial de apresentação e arranque do projeto decorrerá entre amanhã, dia 7, e dia 9 de março, em Sobral de São Miguel, onde cada parceiro apresentará o seu território, “destacando pontos fortes e fraquezas e iniciarão um diálogo sobre participação e oportunidades de desenvolvimento com alguns especialistas”.

O projeto, financiado pela Comissão Europeia, realizará laboratórios residenciais envolvendo as comunidades locais, com o intuito de “identificar os principais problemas do contexto local, reconhecer os principais recursos e potencialidades locais não ativados, identificar aspirações e expectativas dos habitantes e desenvolver propostas para gerar uma melhoria”.

Num segundo momento, serão realizadas oficinas residenciais, com cerca de 15 jovens de cada país, que trabalharão juntos e com especialistas para “projetar novas oportunidades e caminhos de desenvolvimento para os seus territórios”.

De acordo com o documento enviado à RCC, o objetivo é “criar e consolidar uma rede de pessoas capacitadas para apoiar o reconhecimento de valores, identificando recursos inimitáveis, que não pode ser reproduzido em outro lugar, e prefigurando estratégias originais para valorizá-los”.