Teixoso comemora 95 anos de elevação a vila com tarde de homenagens

No âmbito das comemorações dos 95 anos de elevação a vila do Teixoso, a União de Freguesias promoveu, no sábado uma cerimónia de homenagem aos bebés nascidos em 2022, residentes na União de Freguesias, e a personalidades e instituições que marcaram, e marcam, a localidade.

A União de Freguesias ofereceu um teixo aos bebés homenageados. Uma árvore “caracterizada pela resistência e longevidade, podendo viver mais de mil anos” simbolizando assim a “vida e a renovação”, explicou o executivo da junta, sublinhando que “cada criança que nasça e viva no Teixoso está a contribuir para que haja uma renovação de gerações”, impedindo, assim, o despovoamento, porque “o Teixoso só pode ter futuro se tiver crianças”, frisou o executivo da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo.


Foram distinguidos o padre Alberto de Matos Almeida que completa em dezembro “50 anos de atividade no Teixoso”. Depois de um discurso emotivo terminou dizendo que veio “para cá para servir” agradecendo a homenagem.

Américo Pais foi outros dos homenageados, este a título póstumo. Para além ter sido tecelão na indústria de lanifícios destacou-se no teatro. Um dos filhos agradeceu a homenagem, salientando o orgulho que a família sente “por esta merecida homenagem”.

Seguiu-se Arménio Baltazar, um nome que está ligado a várias instituições da freguesia do Teixoso, nomeadamente à Fundação Anita Pina Calado, e aos escuteiros, nomeadamente ao Agrupamento 153 do Teixoso.

Hugo Alves foi mais uma das personalidades a serem homenageados na cerimónia. Um homem ligado ao atletismo, agora a representar o Grupo Desportivo da Mata.

Daniel Fonseca, que criou na freguesia um espaço próprio e adaptado para os treinos da modalidade Powerlifting, também foi distinguido.

Horácio dos Santos Neves, que se notabilizou “como professor do ensino primário numa época em que ir à escola não era para todos” foi outro dos homenageados.

Na cerimónia foram ainda homenageadas três instituições.

O Agrupamento 153 dos Escuteiros do Teixoso que comemorou recentemente 60 anos de existência. “Esta coletividade tem desempenhado um papel de relevo na educação e no desenvolvimento de muitas crianças e jovens do Teixoso”, foi referido.

O Grupo Desportivo e Recreativo Sarzedense, foi outra das instituições a ser distinguida “pelo papel determinante no meio da comunidade, na medida em que dinamiza várias atividades locais, como é o caso das caminhadas e dos jogos entre solteiros/casados”, referiu o executivo da União de Freguesias.

A cerimónia terminou com a homenagem ao Grupo Desportivo Teixosense que representa a coletividade “mais antiga e uma das mais ativas da União de Freguesias e a que tem maior número de associados”, justificou.

Esta cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, com o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, com o Vereador da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Ribeiro Oliveira, com o presidente da Assembleia Municipal da Covilhã, João Casteleiro e com a presidente da Assembleia de Freguesias, Mónica Ramôa.