ANAFRE: Freguesias da região recebem formação no âmbito da Proteção Civil

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) irá dar formação, no âmbito da Proteção Civil, aos autarcas das freguesias da região, avançou Rui Amaro, coordenador da Delegação Distrital da ANAFRE de Castelo Branco.

O dirigente falava à margem reunião da associação, que teve lugar no passado dia 14, na Sertã, com os objetivos de aprovar as contas referentes a 2022 e fornecer informações sobre o auxílio prestado às freguesias associadas.


“Um presidente de junta tem demasiada legislação sobre a Proteção Civil, que a maior parte tem de reconhecer que não tem conhecimento dela”, afirmou Rui Amaro, destacando que, em Portugal, “existe um problema” relativo a esta questão.  

“Produz-se muita legislação, mas colocá-la em prática é complicado. Com aquilo que recebem do Orçamento de Estado, as freguesias não podem ter nenhum gabinete jurídico a trabalhar para elas, portanto, tem de passar pela ANAFRE e pela delegação distrital”, vincou o coordenador.

Das 120 freguesias do distrito de Castelo Branco, 84 são sócias da ANAFRE, um número que Rui Amaro considera fruto do trabalho que a associação tem vindo a desempenhar relativamente às dúvidas dos autarcas, “sejam eles de freguesias associadas ou não”.

Rui Amaro fez ainda um apelo às localidades que não são sócias da ANAFRE, afirmando que “está na altura de o fazerem” para que continuem “a ter o apoio que têm e as benesses das formações a realizar durante o ano”.

Na Covilhã, a formação terá lugar dia 29 de maio, sendo que, no Fundão, decorre dia 30. Dia 25, a ação ocorre em Castelo Branco. Sertã será o primeiro concelho a receber a formação, com lugar dia 22.