Câmara investe perto de 1 milhão de euros nas escolas Quinta das Palmeiras e Pêro da Covilhã

A Câmara Municipal da Covilhã investiu cerca de 950 mil euros em obras de requalificação, nas escolas Quintas das Palmeiras e na escola sede do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã.

Na escola Quinta das Palmeiras, foram investidos perto de 500 mil euros, “muito bem empregues”, disse aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, durante a visita à escola, na manhã de sexta-feira, dia 28.


Detalhou que em todos os blocos foram substituídas as janelas e caixilharias, colocadas barras antipânico nas portas e substituídas as persianas.

Houve ainda intervenção na cobertura do polidesportivo e nos laboratórios, com a substituição de todas as bancadas por outras novas, em ilha, bem como armários e outro equipamento. Foram, ainda, pintados todos os pavilhões da escola.

Vítor Pereira, destaca que o objetivo das intervenções, de forma genérica, é “proporcionar maior conforto e segurança” a toda a comunidade educativa.

“Visam proporcionar a quem utiliza a escola as melhores condições, adequando-a aos novos tempos. Já lá vai o tempo em que era dada menos importância ao conforto, comodidade e a segurança”. “São três fatores muito importantes”, sublinhou.

Reforça que estas obras “vêm na senda do trabalho que encetei logo que as finanças municipais se começaram a recompor, que é apetrechar as escolas com material didático, equipamento e obras estruturais”.

Obras que, segundo referiu o diretor da Escola Quinta das Palmeiras, João Paulo Mineiro, “proporcionam maior conforto, segurança e ainda diminuíram”, substancialmente, a fatura energética”.

Na Escola Pêro da Covilhã o investimento foi superior a 450 mil euros, e teve lugar em todos os blocos, que apresentavam “grande degradação que era urgente corrigir”, sublinhou o autarca.

“Não havia isolamento térmico, e em alguns casos havia falta de segurança, para além de coberturas ainda em fibrocimento, com amianto, que foi retirado”, descreveu.

Esta foi a primeira intervenção a realizar, sendo de seguida feita a pintura de edifícios e a substituição de janelas e caixilharias, “conseguindo, assim, mais conforto e segurança”, reforça o autarca.

Foi ainda feita uma intervenção no piso do polidesportivo, remodelando a drenagem, por forma a que este ficasse operacional.

Em ambas as escolas as obras estão concluídas e tiveram comparticipação de fundos comunitários.

O presidente da autarquia avança que se segue a obra de requalificação da Escola Secundária Campos Melo, para fechar o ciclo de intervenções em escolas da cidade.

“É a obra que se segue, que candidatámos e que transitou de quadro comunitário, algo que nos ultrapassa. Embora tivéssemos muita vontade, é algo que decorre da programação de fundos comunitários a outro nível que não o nosso”, disse o autarca

Vinca que “foi mapeada, candidatada e transitou para o novo quadro comunitário de apoio”, explicando que “no seio da Comunidade Intermunicipal estão a ajustar-se as verbas de cada município, sendo que nas da Covilhã está incluída a respeitante à Escola Campos Melo e com ela desejamos fechar o ciclo desta importante fase de melhoramento das nossas escolas”, concluiu.

Vítor Pereira reforça que “este é um trabalho sempre inacabado” e que “ao longo dos anos se procurará ir ao encontro das necessidades das escolas”, até porque agora “há redobradas responsabilidades” uma vez que assumiu essa transferência de competências.

A visita às obras destas duas escolas decorreu na manhã de sexta-feira, no âmbito das comemorações do 25 de abril.

O dia do executivo terminou com a visita ao empreendimento turístico “Serra”, em Cortes do Meio.