Dia Mundial do Livro: Biblioteca da UBI ofereceu livros aos passageiros em viagens de comboio

“Proporcionar uma leitura em viagem às pessoas e desviá-las um pouco dos telemóveis” foi o objetivo da ação “Ler Sobre Carris”, uma iniciativa entre a Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) e a CP – Comboios de Portugal para assinalar o Dia Mundial do Livro, celebrado hoje, dia 23.

Durante as viagens de comboio intercidades entre Covilhã e Lisboa e vice-versa, todos os passageiros puderam deslocar-se à carruagem onde se encontravam os livros e escolher uma obra da sua preferência.


“É sempre importante que as pessoas deem atenção aos livros, e foi nesse sentido que realizámos esta iniciativa”, frisou João Videira, funcionário da Biblioteca da UBI, em declarações à RCC.

Cerca de uma centena de obras foram selecionadas, resultantes da oferta de particulares, editora Bertrand e Pingo Doce que se quiseram associar a esta iniciativa.

Luísa Silveiro, também funcionária da biblioteca da instituição, revelou que um dos “constrangimentos” prende-se com “o facto de as pessoas não estarem habituadas a que se ofereçam livros”.

A 2ª edição da atividade teve lugar no passado dia 21 e, segundo a organização, é uma iniciativa a “repetir e a melhorar”, vincou Luísa Silveiro, acrescentando que, no próximo ano, são esperadas novidades.

No final da viagem, foram 92 os livros levados pelos passageiros que aderiram à iniciativa.