Escola dos Bombeiros Voluntários do Fundão ajuda a reflorestar a Gardunha

A Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários do Fundão, promoveu, no dia 1 de abril, uma ação de reflorestação na Serra da Gardunha.

Durante a ação foram plantados 130 medronheiros, “espécie que é mais resiliente à propagação dos incêndios florestais”, destaca na nota enviada à RCC.


A corporação fundanense explica que a ação está inserida “na vertente pedagógica de disseminação das boas práticas agroflorestais da escola”, vincando que esta é “essencial a um correto ordenamento do território e da paisagem rural, fundamental na prevenção e mitigação dos efeitos nefastos que as alterações climáticas impõem, cada vez com maior gravidade, em vastas zonas do nosso território”.

“Para além de prepararmos os alunos da Escola de Infantes e Cadetes para esta temática e torna-los futuros bombeiros, procuramos desenvolver uma pedagogia de valores, que pretende preparar futuros cidadãos, mais despertos, responsáveis e sensíveis para a prevenção, defesa e preservação da natureza” realça a nota.

A Escola detalha que a ação “comunitária e colaborativa” contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alcongosta, da Câmara Municipal do Fundão e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas a quem agradece “o empenho e participação ativa”.