Fundão escolhido como uma das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2023

A Comissão Europeia escolheu o Fundão para ser uma das nove Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade 2023, pelos “esforços envidados no sentido de reforçar a diversidade e a inclusão na sua comunidade”, revela o município em nota de imprensa.

Detalha no documento que “o Fundão ganhou o Prémio Bronze na categoria de autoridades locais com menos de 50.000 habitantes, tendo sido realçado o facto de o Fundão ter em curso iniciativas muito importantes para os migrantes, contando com um Centro para as Migrações e mediadores interculturais. Outras iniciativas abordam questões de género com especial incidência na resposta à violência com base no género, juntamente com um leque de serviços sociais prestados a pessoas idosas”.


Os vencedores desta edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade, foram anunciados esta quinta-feira, dia 27 de abril, em Bruxelas, numa cerimónia presidida pela Comissária para Igualdade Helena Dalli, juntamente com a vice-Presidente Věra Jourová e a representante do Comité das Regiões Kate Feeney.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “a distinção por parte da Comissão Europeia do Fundão – Terra de Acolhimento é um grande reconhecimento para a nossa terra, para as nossas gentes e para todos aqueles que nos procuram para viver, para trabalhar ou simplesmente procurar melhor vida”.