Jovens ilhéus criam Núcleo de Estudantes das Regiões Autónomas na UBI

A dificuldade de integração na cidade e a necessidade de apoio mútuo, levaram David Silva a criar o Núcleo de Estudantes das Regiões Autónomas, disse o jovem, natural da Madeira, em declarações à RCC.

Explica que já há algum tempo que sentia esta vontade, e o facto de ver um colega da Madeira hospitalizado e a necessitar de apoio, foi o gatilho para a decisão final.


“Já tinha esta ideia há algum tempo e depois de ver um colega da Madeira internado, com uma infeção pulmonar e a precisar de apoio, porque não conhecida ninguém nem a própria cidade, foi aí que senti que tinha mesmo que avançar”, disse.

Da ideia à sua realização foram muitos passos, mas está formalizado o núcleo. Os órgãos sociais tomaram posse dia 12.

O próximo passo é tentar estabelecer parcerias com entidades locais e com benefícios para os sócios, explica David Silva, frisando que o convívio, entre os estudantes ilhéus os outros alunos e a comunidade local, é uma das principais metas, para dar a conhecer a cultura da Covilhã aos ilhéus e a das ilhas aos covilhanenses e a outros colegas da UBI, vinca o jovem.

David Sousa refere que num grupo informal onde se juntam os alunos que vêm das Regiões Autónomas da Madeira e Açores, há mais de 50 jovens que em comum têm as saudades de casa.

“A adaptação é difícil, a maioria dos colegas traz comida de casa, leva a roupa para lavar e os ilhéus não podem fazer isso. Nós vimos em setembro, só voltamos a casa no Natal, há muitas saudades”, vinca o jovem para quem o famoso “mar da Covilhã”, não é suficiente.

Ajudar a integrar novos alunos, proporcionar convívio, partilhar culturas e prestigiar tanto o nome das Regiões Autónomas como da academia, é o grande objetivo do novo núcleo de estudantes da UBI, conclui David Sousa.