Covilhã vai criar monumento de homenagem aos cerca de 3.000 dirigentes associativos do concelho

As associações moldam a sociedade covilhanense e a câmara municipal quer homenagear os cerca de 3.000 dirigentes associativos que dão o seu tempo, e o seu trabalho, em prol das mais de 250 associações do concelho, anunciou o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, durante a cerimónia de entrega dos apoios ao abrigo do regulamento do setor.

“Sem as associações a sociedade covilhanense não seria a mesma”, sublinhou o autarca, vincando que “este trabalho tem de ser reconhecido”. Neste âmbito realçou que autarquia vai lançar um concurso de ideias, para criar um monumento ao dirigente associativo, a ser inaugurado nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril.


“Acho que é de elementar justiça que seja reconhecido esse trabalho”. “O monumento não precisa de ser grandioso, mas adequado, proporcionado e que carregue o simbolismo da vossa força, vontade e emprenho em prol a sociedade”, disse.

O autarca sublinha que o movimento associativo se substitui, em grande parte, a muitas obrigações que pertencem ao estado e às autarquias, reforçando que o apoio que lhes é concedido, espelhado nos contrato-programa entregues, reflete esse reconhecimento e essa justiça.

Referir que os apoios entregues são o resultado das candidaturas feitas por cada associação ao abrigo do regulamento em vigor e que a autarquia começou a criar, com as associações, em 2017.

José Miguel Oliveira, vereador que detém este pelouro na CMC, recordou esse processo, sublinhando que ao dia de hoje o “Registo Municipal Associativo tem 163 associações com atividade, o que significa que se contar, também, com IPSS, associações profissionais e alguns clubes de caça e pesca, o movimento associativo tem mais de 250 associações. São perto de 3.000 pessoas que “ano após ano trabalham em prol de todos”, sublinhou o vereador.

Destaca que com este apoio se está “a celebrar o exemplo máximo do que é o voluntariado e a participação cívica das pessoas na sociedade. A mim, enquanto vereador e covilhanense, orgulha-me poder dizer que no concelho há 3 mil pessoas que se entregam a esta causa”.

Recordar que os apoios atribuídos ao abrigo do regulamento associativo, nas componentes de “Atividade Regular” (com 100 associações apoiadas) e Aquisição de Equipamentos (com 26 associações) totalizam 320.000 euros, cujos contratos foram entregues no sábado, no Auditório Municipal da Covilhã. “Este foi o ano com mais candidaturas”, sublinhou o vereador, explicando que a esta verba se junta o apoio à Atividade Supraconcelhia, aberta todo o ano e com dotação própria, totalizando mais de 1,2 milhões de euros de apoio às associações do concelho. “Um número notável que demonstra bem o respeito, o empenhamento e o compromisso que esta câmara tem pelo movimento associativo e o respeito que tem pelas suas atividades”, disse

Durante a sua intervenção José Miguel Oliveira fez ainda um balanço referente a 2022, sublinhando que a atividade regular está com 85% de taxa de execução e há cerca de 75% de execução no apoio ao investimento, apelando às associações para realizarem projetos propostos.