Município do Fundão e Prefeitura de Florianópolis assinam protocolo no âmbito da transformação digital

O Município do Fundão e a Prefeitura de Florianópolis assinaram um protocolo de transferência de boas práticas no âmbito da transformação digital.

O acordo decorreu no âmbito de uma visita do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, a Florianópolis entre os dias 27 e 30 de março.


De acordo com a autarquia, protocolo tem como objetivos “incentivar a colaboração entre os ecossistemas de inovação das duas entidades; promover o intercâmbio e a reciprocidade entre empresas e startups no acesso às valências dos ecossistemas de inovação das duas entidades; fomentar a rede FabLab luso-brasileira, com o objetivo de integrar a rede internacional de FabLabs; e desenvolver programas para a formação e captação de talentos na comunidade, à semelhança do que sucede com as iniciativas Academia de Código e a Floripa Mais Tec”.

“Investir em programas de incubação cruzada entre os dois municípios, com vista a acelerar a implementação e desenvolvimento de projetos; apoiar a participação em eventos nacionais e internacionais na área da inovação; desenvolver uma plataforma de Marketplace para as empresas dos ecossistemas do Fundão e Florianópolis; criar projetos e espaços de colaboração no sector Agro-Smart; estimular a criação de espaços de oportunidade para a inovação e atração de talentos; desenvolver instrumentos para a recuperação do património associado ao desenvolvimento do turismo e de ações de promoção do destino turístico inteligente” são ainda outros dos objetivos destacados pelo município.

“Esta é uma área em que podemos posicionar-nos, aproveitando e aprendendo com o robusto ecossistema criativo de Florianópolis, assente num atrativo mercado de trabalho, em incentivos públicos estratégicos e na oferta formativa especializada. Este é um caminho que vemos com otimismo, até porque, atualmente, o mercado mundial de jogos já ultrapassa o da música, cinema e televisão juntos”, sublinha Paulo Fernandes.

À margem da assinatura do protocolo, o presidente da autarquia fundanense visitou ainda o Ecossistema de Games e Jogos Digitais Catarinense, onde estiveram presentes o Coordenador de Conteúdos Interativos da Globo e com os Diretores Executivos da Hoplon Entertainment e do Stun Game Festival.