Campeonato Europeu de Pesca à Pluma é “uma oportunidade única para promover a região”

Está a decorrer a 27ª edição do Campeonato Europeu de Pesca à Pluma e, para a Câmara Municipal da Covilhã, é “um privilégio poder acolher este prestigiado evento desportivo e testemunhar a competição entre 11 seleções provenientes da europa”, disse José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do desporto.

O concelho da Covilhã recebe, até dia 28 de maio, a 27ª edição do evento.


“Hoje estamos reunidos num contexto que vai muito além de uma simples competição”, sublinhou o autarca, acrescentando que “é uma oportunidade única para promover a região como um destino turístico de excelência”.

“O concelho da Covilhã e a região onde ele se insere representam o melhor que tem o nosso país, para além do mar e das praias”, frisou.

“É através das iniciativas que utilizam os nossos recursos endógenos não deslocalizáveis, como a pesca desportiva, que prestamos homenagem ao nosso território”, disse José Miguel Oliveira durante o seu discurso.

“Durante cinco dias, atletas de diferentes nacionalidades irão enfrentar desafios que vão desde a geografia única à diversidade das águas, com correntes que exigem conhecimento e habilidades apuradas dos pescadores”, acrescentou.

Carlos Batista, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, sublinhou que, na região da Serra da Estrela, o desporto “tem feito história”, deixando ainda uma palavra de apreço aos participantes dos diversos países europeus.  

“Numa época tão difícil para a Europa, é de louvar a vossa paixão e coragem para dizer “presente” e participar nesta competição”, frisou Carlos Batista.

O 27º Campeonato Europeu de Pesca à Pluma conta com as seleções da Bélgica, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Países Baixos, Inglaterra, Irlanda, Noruega, República Chéquia e Portugal.

O 3º setor da competição, no concelho da Covilhã, decorre entre Taliscas, na freguesia do Paul, e Relvas, na União de Freguesias de Casegas e Ourondo.

O 1º setor terá início no Sameiro e termina no Vale Glaciar do Zêzere, no concelho de Manteigas, sendo que o 2º setor, no concelho de Arganil, terá início em Penacova e termina na Barragem de Fronhas. O setor seguinte inicia-se em Sameiro e termina na Praia Fluvial de Valhelhas, sendo que o 5º e último setor terá um percurso circular, começando e terminando na Praia Fluvial do Vale do Rossim, no concelho de Gouveia.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Covilhã e pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, contando com a colaboração da Junta de Freguesia do Paul e de várias entidades.