Incêndios: Municípios elaboram Plano de Avaliação de Recursos Hídricos na Serra da Estrela

Os municípios da Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia, Guarda e Celorico da Beira celebraram na sexta-feira um contrato de parceria para elaboração do Plano de Avaliação dos Recursos Hídricos do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE).

O estudo, que surge no âmbito do Plano de Revitalização da Serra da Estrela, criado pelo Governo após o incêndio de 2022, tem como objetivos o planeamento e a gestão integrada dos recursos hídricos da totalidade da área do conjunto dos municípios do PNSE, “como fator potenciador do desenvolvimento social e económico dos vários setores de atividade, com destaque para os setores do abastecimento de água potável, agricultura, pecuária e florestas, hidroeletricidade, indústria e turismo”.


A gestão administrativa e executiva da parceria é da responsabilidade do município da Guarda, fazendo parte da mesma todos os municípios signatários do contrato.

A cerimónia de assinatura do documento decorreu nos Paços do Concelho da Guarda, na Sala António Almeida Santos, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, que falou em nome dos restantes autarcas do PNSE, o estudo já está a ser elaborado e o trabalho deverá ficar concluído “no mais curto espaço de tempo”.

Sérgio Costa realçou que é a primeira vez que os autarcas do PNSE “se sentam à mesa com um objetivo comum”, que é concretizar o estudo do Plano de Avaliação dos Recursos Hídricos.

O documento deverá ficar pronto “durante o verão” para depois serem encontradas as “gavetas de fundos necessários” para financiamento das medidas definidas.

No seguimento do acordo de parceria será criada uma estrutura de acompanhamento para a qual serão convidados a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, as Associações de Produtores Agrícolas, as entidades do setor de turismo, as estruturas pertencentes ao Sistema de Investigação Científica e Tecnológica e as Entidades Gestoras de Redes de Distribuição de Água.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referiu tratar-se de um projeto inovador e considerou que o facto de todos os municípios do PNSE estarem envolvidos é “determinante” para o sucesso do mesmo.

A concluir o seu discurso, dirigindo-se aos autarcas envolvidos na parceria, a ministra afirmou: “Hoje, deram mais uma prova da vossa união por um bem maior. Hoje, cumpriram missão pública. Estarem unidos em torno de uma solução consensual é uma prova da vossa liderança, é uma prova em como não desistem do território”.