Manteigas: Estrela Grande Trail decorre no fim de semana

“Integrando os circuitos nacionais de modalidade e aliando a competição a turismo ativo e de natureza”, o Estrela Grande Trail regressa a Manteigas neste fim de semana.  

“Este é um fim-de-semana que queremos que seja de desporto em família, aliando o desafio de competir no Parque Natural da Serra da Estrela e de se superar numa das distâncias disponíveis ao lazer em família, numa das regiões que mais tem para oferecer em termos de turismo ativo e desportivo”, sublinha Armando Teixeira, em nome da organização do EGT.


Este ano, além da novidade dos 85 quilómetros estarem de volta ao programa desportivo, há ainda um reforço na programação do evento, no sentido de “proporcionar mais atividades em família que promovam o que a Serra da Estrela tem de melhor”.

“Além da habitual caminhada organizada em parceria com a Geopark e do Estrela Trail Kids, este ano destacamos a parceria com o Projeto Lãnd Week, que arranca no último dia do evento (14)”, vinca ainda a organização em nota de imprensa.

O programa, em torno da valorização da lã enquanto recurso endógeno sustentável produzido de acordo com os princípios da economia circular, que inclui talks, workshops e exposições, está disponível na página oficial do evento: https://land-week.com.

“Para nós faz todo o sentido aliarmo-nos a um projeto desta natureza, que, tal como EGT, cumpre o propósito da valorização da Serra da Estrela, dos seus recursos, promovendo a região e promovendo a sua sustentabilidade”, frisa ainda Armando Teixeira.

Em última nota, a organização avança que a edição deste ano supera, em 30%, o número de inscritos em 2022.

“Num ano economicamente muito adverso, com uma inflação galopante, um aumento do custo de vida, bem como das despesas familiares, além do facto de estarmos a cerca de 200 km dos grandes centros urbanos, é notável o crescimento do número de participantes no Estrela Grande Trail, ao contrário do que se tem verificado na maioria das provas já realizadas este ano”, conclui Armando Teixeira.