AF da Covilhã e Canhoso recomenda à autarquia a criação de parques verdes na cidade

Por proposta do eleito da CDU, Miguel Fiadeiro, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso aprovou, por unanimidade, uma recomendação para a criação de parques verdes na cidade.

Miguel Fiadeiro frisa que esta proposta estava no seu programa eleitoral e vinca que estes contribuem para o aumento da qualidade de vida das populações e ao mesmo tempo combatem as alterações climáticas.


Na proposta explica que apesar dos parques existentes, ou seja, Jardim da Goldra, “que aguarda uma requalificação urgente”, o jardim do Lago, o Jardim das Artes, o Jardim Público e o Parque Alexandre Aibéu, na zona mais alta da cidade, “há zonas densamente urbanizadas sem espaços verdes, caso da Rua do Rodrigo”, sublinhou.

Explica que “nesta zona existe um terreno privado, numa antiga quinta, ao longo de anos sem utilização. Um terreno que confina com a Rua Mateus Fernandes, possui uma área razoável, que poderia resultar num espaço verde e de lazer para usufruto público, proporcionando atividades ao ar livre e melhorando, significativamente, a vida de todos, em particular a dos residentes nesta zona, incluindo os residentes no Bairro dos Penedos Altos, na medida em que fica perto da Ponte Pedonal”, pode ler-se no preâmbulo da recomendação.

Avança ainda que não se deve permitir mais construção nesta área, apresentando ainda a zona abaixo da garagem de S. João para criação de mais um espaço verde.

 “Abaixo da Garagem de S. João, há um conjunto de terrenos, que se presume privados, sem qualquer utilização, que poderiam ser transformados num espaço verde, que permitiria ligar as duas transversais existentes à Garagem de S. João, até à rua da Tapada, criando desta forma um autêntico corredor ecológico, um pulmão verde, que muito valorizaria a cidade e a qualidade de vida da população residente e de todos os que nos visitam”, sublinhou.

Carlos Martins, presidente da União de Freguesias, explicou que, já na altura em que era presidente da Junta de Freguesia da Conceição, se tentou negociar aqueles terrenos, junto ao Ramal de S. João de Malta, mas “não houve interesse”, firmando que “irá remeter a recomendação à Câmara Municipal.

Na recomendação, aprovada por unanimidade, solicita-se que a Junta de Freguesia, “diligencie junto da CMC a criação das zonas verdes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na cidade”, frisou ainda Miguel Fiadeiro na sua intervenção.