Antigo Reitor da UBI profere “Última Lição”

Manuel dos Santos Silva, antigo Reitor da UBI, vai proferir a “última lição” no próximo dia 27 de maio.

A evento de despedida da Universidade que liderou entre 1996 e 2009, está marcado para o Anfiteatro das Sessões Solenes, às 16:00.


Manuel dos Santos Silva fez o Curso Geral dos Liceus no Liceu Nacional da Guarda, em 1969, com a classificação de dezassete valores. Licenciou-se em janeiro de 1975, em Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, com média de quinze valores.

Em setembro de 1975 iniciou a sua carreira no Instituto Politécnico da Covilhã.

Fez estudos de pós-graduação em Engenharia Têxtil, na Escola Nacional Superior das Indústrias Têxteis de Mulhouse, Universidade de Alta Alsácia, França.

Obteve o grau de Doutor em Engenharia Têxtil, no Instituto Universitário da Beira Interior, em 1984, com a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor e o Título de Agregado, por unanimidade, em 1995.

É Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior (UBI).

Desempenhou vários cargos na UBI, entre os quais o de Vice-Reitor, Presidente do Conselho Científico (1996-2006) e do Conselho Pedagógico, Coordenador e Docente do Departamento Têxtil, Presidente do Conselho de Departamento de Ciência e Tecnologia do Papel.

Foi Reitor da Universidade da Beira Interior de 1996 a 2009.

A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, de que é irmão, associa-se a esta iniciativa e promove um jantar em sua homenagem que terá lugar num hotel da cidade.