ASTA com espetáculos em Kosovo, Colômbia, Espanha e Portugal

A ASTA, companhia profissional de teatro e outras artes da Covilhã, durante o mês de junho apresenta espetáculos em Portugal e além-fronteiras, destacando-se a apresentação em Kosovo.

Segundo a companhia, as primeiras apresentações acontecem já dia 3 junho, em Santander, Espanha, onde são apresentadas duas sessões do espetáculo “PARADJANOV – A Celebração da Vida”, segue-se, dia 13, a apresentação em Pristina, capital do Kosovo, onde a ASTA participa no XV MonoAKT – International Festival of Monodrama. Em julho é vez de o espetáculo cruzar o Atlântico para se apresentar em Medellín, na Colômbia.


“PARADJANOV – A Celebração da Vida”, é “um dos espetáculos mais internacionais da ASTA”, refere a companhia. Estreado em 2018, conta com 39 apresentações até ao momento, realizadas em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Argentina, Arménia e agora Colômbia e Kosovo, visitando 26 cidades diferentes.

PARADJANOV – A Celebração da Vida coloca em cena a vida e obra cineasta arménio Serguei Paradjanov, brilhantemente interpretada por Sérgio Novo, que em 2018 foi nomeado como Melhor Ator no Festival Iberoamericano de Teatro Mar del Plata na Argentina. Neste mesmo festival, Pati Domenech foi nomeado como Melhor Diretor, tendo o espetáculo ganhado o Prémio de Melhor Espetáculo Unipessoal.

Por cá, a ASTA apresenta dia 17 de junho o espetáculo “Um Clássico”, uma criação com a direção de Vera Mantero para a ASTA, no TAN TAN TANN – Festival Internacional de Artes Performativas na Tanoaria Josafer em Esmoriz, Ovar. No dia seguinte, 18 de junho, em Leiria apresenta o espetáculo “Ad Murmuratio”, no Festival Novos Ventos.