Culturas africanas mostram-se à Covilhã até dia 29

Já estão a decorrer as diversas atividades que compõem o programa da 5ª Semana Africana, a primeira a decorrer na Covilhã, com programação até dia 29, tendo como epicentro o antigo edifício do Banco de Portugal. Ali pode encontrar exposições, música, artesanato e gastronomia.

Durante a sessão de abertura oficial do evento, ontem ao final da tarde, Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na CMC, disse que esta semana foi “um bom pretexto” para a abertura do emblemático edifício.


A autarca vincou, uma vez mais, que esta semana pretende “contribuir para o conhecimento das culturas africanas de expressão portuguesa”, desafiando à visita da mostra que está preparada, “onde se encontra sobretudo Moçambique, mas, ainda assim, não é só uma unidade cultural, tem diferentes unidades de expressão”.

Uma semana que quer contribuir para “o conhecimento e valorização”.

“Como não se valoriza o que não se conhece, preparámos este programa, que é um confronto positivo. É confrontarmo-nos com aquilo que já vimos de forma mais dispersa, mas que aqui temos de forma mais concentrada. É concentrar num programa, em espaços e tempos específicos, expressões e elementos que nos podem proporcionar uma perceção e um conhecimento diferente destas culturas”, disse.

O destaque para este segundo dia vai para o desfile de Moda e Sustentabilidade, a decorrer no Teatro Municipal da Covilhã, pelas 21h30.

Concebido enquanto desfile-espetáculo, apresentará peças de coleções de vários designers de países africanos de expressão portuguesa, residentes em Portugal e no estrangeiro, pontuado por momentos musicais assegurados pela EPABI e por declamações de poesia africana a cargo da ASTA e de docentes da Universidade da Beira Interior.

A curadoria do desfile é assegurada por Madalena Pereira, docente da Universidade da Beira Interior, e por Henriqueta Macuacua, antiga aluna de Mestrado em Design de Moda da UBI. Cristina Vieira, também docente da UBI, é a curadora responsável pela articulação do Design de Moda com a Literatura africana.

Programa completo AQUI