Cinema: Docente da UBI vence “Melhor Montagem” nos Prémios Sophia

João Braz, docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, no curso de cinema, é o vencedor dos Prémios Sophia para melhor montagem, com o filme Lobo e Cão.

Os Prémios Sophia são promovidos pela Academia Portuguesa de Cinema e os vencedores foram conhecidos no domingo. A cerimónia da 21.ª edição aconteceu no Casino Estoril (Cascais) e Lobo e Cão, que também estava nomeado para melhor filme e melhor realização, arrecadou o prémio de Melhor Montagem, que foi entregue a João Braz.


Lobo e Cão, realizado por Cláudia Varejão, de 2022, conta no elenco com Ana Cabral, Ruben Pimenta, Cristiana Branquinho, Marlene Cordeiro

A história de Lobo e Cão decorre na Ilha de São Miguel. “Ana nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e tradições. É a filha do meio de três irmãos. Vivem com a mãe e com a avó. Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, o seu melhor amigo que gosta tanto de vestidos como de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar. Lobo e Cão é uma ode encantada à comunidade da ilha onde, o brilho crepuscular atravessa o imenso Oceano Atlântico”, descreve a sinopse.