Fundão monitoriza pragas na atividade agrícola

O Município do Fundão vai monitorizar pragas na atividade agrícola com a instalação, em rede, de um conjunto de estações meteorológicas e de um sistema de armadilhas inteligentes, anuncia a CMF, vincando que estas serão instaladas em todo o concelho.

A autarquia anunciou estas medidas, durante o Workshop Internacional “Doenças emergentes para a horto fruticultura em Portugal”, que decorreu no Centro Agrotech do Fundão, e teve como intuito contribuir para a transferência efetiva de resultados e conhecimentos diferentes públicos-alvo na temática das doenças das plantas.


Esta iniciativa “permite disponibilizar informação imediata, através de uma plataforma ‘online’, bem como relatórios climáticos mensais, sobre a temperatura e humidade relativa, precipitação, humectação, folha molhada, horas de frio, radiação solar e velocidade do vento, entre outros”.

Em nota de imprensa a autarquia explica que “na implementação das várias estações foram tidos em consideração vários aspetos relacionados com o índice cultural, a atividade frutícola, relevo ou orografia e local representativo da zona envolvente”.

“É do conhecimento geral que o tratamento e disponibilização dos dados recolhidos na atividade agrícola serão uma vantagem competitiva neste século e, neste sentido, o Município do Fundão tem por objetivo disponibilizar, no mínimo, uma solução integrada que permita a recolha e tratamento de dados, em contínuo, em toda a área do concelho”, frisa ainda a CMF.

Conclui que a informação produzida por estes novos instrumentos será devidamente tratada e disponibilizada para todos os agricultores e associações.