Hospital CUF avança em terrenos cedidos pelo Município junto ao Conservatório na Covilhã

Já se sabe qual é o grupo de saúde que vai construir um hospital privado, junto ao Conservatório de Música da Covilhã e Complexo Desportivo da cidade, em terrenos cedidos pelo município, em setembro de 2021.Trata-se do Hospital CUF, cujo Pedido de Informação Prévia (PIP), já foi aprovado pela autarquia, revela o presidente da Câmara Municipal em nota de imprensa.

“O projeto nasceu no âmbito de uma parceria entre a Forumlar, proprietária do futuro edifício, a Edivisa, do Grupo Visabeira, responsável pela construção do hospital e contou com o apoio do Município da Covilhã”, é detalhado no documento, vincando que “desde há cerca de dois anos que o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, o Presidente do Parkurbis e a Forumlar têm vindo a preparar, em conjunto com a administração CUF, a instalação desta inovadora unidade de saúde no concelho”, tratando-se do “primeiro hospital privado da região”.


O novo hospital da CUF na Covilhã vai ficar localizado em área próxima ao Complexo Desportivo, à Faculdade de Ciências da Saúde e ao Conservatório, significará uma área de construção de 9.000m2 e implicará um número de profissionais muito significativo. Os projetos de arquitetura e especialidades da unidade hospitalar encontram-se já em fase de conclusão, é ainda confirmado na nota da autarquia.

O empreendimento, que vem reforçar o Cluster de Saúde na região, vai representar um investimento superior a 40 milhões de euros (construção e equipamento técnico e tecnológico). 

Na cerimónia pública, que irá decorrer no próximo mês de setembro na Covilhã, em data a anunciar, será dado a conhecer o projeto integral da nova unidade hospitalar, nomeadamente, as valências e os equipamentos tecnológicos que irão integrar o futuro hospital da CUF, é revelado na nota.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, citado na nota de imprensa, este investimento representa “uma conquista estratégica para a Covilhã, mas sobretudo para toda a região.”

Recordar que a Câmara Municipal da Covilhã aprovou, por maioria, um protocolo de cedência de terrenos para a instalação de um hospital privado na cidade, em setembro de 2021, que segundo a informação avançada à data, por Vítor Pereira, significa um investimento de perto de 50 milhões de euros, para criar 350 postos de trabalho, 135 deles de médicos.

Os terrenos terão uma área de 25 mil metros quadrados, junto à Escola Internacional.