Música, teatro e dança marcam mês de maio no TMC~

O Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) apresenta, no mês de maio, uma programação diversificada nas áreas artísticas de música, teatro e dança.

Dia 6 de maio, às 21:30, sobe ao palco a peça “REVOLUTION”, uma coprodução das companhias Asta, Baal17, d’Orfeu e Teatrão. “REVOLUTION” propõe “uma sucessão de cenas e momentos musicais que desafiam o espetador a pensar no caminho feito de 1974 até hoje”.


O espetáculo pretende “refletir sobre a necessidade de mudar o exercício das democracias atuais que, num mundo acelerado e regulado por ciclos políticos sem reformas estruturantes, inibem a ideia de futuro”, pode ler-se em nota de imprensa.

O TMC~ acolhe, dia 11 de maio, às 21:30, o espetáculo de dança “Babel”, pelos Bandua e Kayzer Ballet. Uma ideia e coreografia de Ricardo Runa com interpretação do elenco do Kayzer Ballet, que convida a música da dupla Bandua a ser tocada e cantada ao vivo, “invocando a ancestralidade e a memória regional da Beira Baixa em paisagens que podiam ser de qualquer outra parte do mundo, numa banda sonora composta por adaptações da obra já editada por Tempura & Edgar Valente e outras composições inéditas especialmente dedicadas a esta criação.

No dia 13 de maio, também às 21:30, Jacqui Naylor, cantora de jazz, regressa a Portugal para um “concerto único” no TMC~, integrado na sua nova tour europeia.

Já com 11 álbuns editados e inúmeros concertos por todos os continentes, a artista norte-americana “surpreende com uma mistura de estilos que tanto aborda o jazz de forma direta como a pop, a folk ou o rock, a par dos seus originais”.

No âmbito da iniciativa “Odisseia Nacional”, o Teatro Nacional D. Maria II apresenta, no TMC~, a 20 de maio, às 21:30, a peça “O Misantropo”, de Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares. Os autores propõem-se “a partir Molière”, adaptando o texto original do “pai do Teatro” para a realidade portuguesa do século XVIII.

Com encenação de Mónica Garnel, este “Misantropo” traz a ação da França de Luís XIV para o Portugal de D. João V, e conta no seu elenco com Ana Guiomar, Manuel Moreira, David Esteves, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves e Manuel Coelho.

No dia 23 de maio, o TMC~ acolhe a Companhia de Teatro EDUCA, que irá apresentar as peças “O Príncipe Nabo” e os “Piratas” em duas sessões exclusivas para alunos da Escola Pêro da Covilhã, entidade organizadora do evento.

No dia 27 de maio, às 21:30, o TMC~ apresenta “Margem”, um espetáculo de dança do coreógrafo Victor Hugo Pontes.

“Margem” tem como inspiração o romance de 1937 de Jorge Amado, “Capitães de Areia”, que retrata “um grupo de crianças e adolescentes abandonados que vivem nas ruas de São Salvador da Baía, roubando para comer, e dormindo num trapiche – um armazém onde, como uma espécie de família, se protegem uns aos outros e sobrevivem a um dia de cada vez”.

80 anos depois da publicação do livro, Victor Hugo Pontes e Joana Craveiro, autora do texto do espetáculo, quiseram questionar quem são os novos capitães de areia, inspirando-se na realidade social destas crianças, e conscientes de que nem sempre há finais felizes.

“Margem” venceu, em 2019, o Prémio SPA para Melhor Coreografia.

A 30 e 31 de maio, o TMC~ acolhe o “Vê Portugal – 9.º Fórum Turismo Interno”, organizado pela Turismo Centro de Portugal e pela Câmara Municipal da Covilhã. Trata-se do maior fórum dedicado ao turismo interno, “potenciando a discussão e a concertação em redor dos principais temas associados ao turismo interno trazendo, ano após ano, para a ribalta, esta discussão”.

Esta edição terá como tema “Inspirar. Criar. Tecer novos caminhos para o turismo interno”.