Requalificação do antigo hospital da Covilhã “é um bom exemplo de como gastar verbas do PRR”

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje, ao final da manhã, que as obras de requalificação do antigo Hospital da Covilhã, para o transformar em lar residencial para pessoas com demência, é um bom exemplo de como gastar bem os fundos do PRR.

“Esta é uma obra muito importante para a Santa Casa e que vem complementar o trabalho que temos estado a fazer. Temos verbas disponíveis do PRR, atribuímo-las aos bons projetos e este, não há a mínima sombra de dúvida, que é um bom projeto”, sublinhou a governante.


Ana Abrunhosa recorda que se trata de um lar residencial para “pessoas especiais, maiores ou mais jovens”, vincando que a Misericórdia da Covilhã tem ainda a vantagem de colocar algumas infraestruturas que já tem, ao serviço desta nova valência.

Sublinhando ainda que “não há muitas estruturas deste género no país”, a governante desafia a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã de “trabalhar em rede, em partilha”. Sustenta que “estes utentes necessitam de muitos cuidados, e o tratamento exige também pessoas especiais. Só por isto já valia a pena financiar este projeto, este território fica mais rico”, detalhou.

A Ministra da Coesão realça a importância dos cuidados em indivíduos com demência. “São indivíduos que muitas vezes não estão no local certo, não têm os cuidados adequados e com isso a doença evolui mais rapidamente”. Frisa ainda que esta é uma doença que afeta, também, a família e a comunidade, sendo esta mais uma razão a aportar aos benefícios desta estrutura.

Dizer que as obras de remodelação do antigo hospital da Covilhã, no Campus Misericórdia já se iniciaram, têm comparticipação do PRR de perto de 2,4 milhões de euros e a futura residência terá capacidade para 74 utentes.

Neto Freire, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, considera que o apoio do PRR “veio transformar um sonho em realidade”, sublinhando na nova residência os utentes poderão usufruir de “alguma qualidade de vida, com o carinho e a segurança habitual”.

Uma estrutura “absolutamente necessária”, realçou ainda Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

Durante a sessão, que decorreu no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia, o autarca frisou que “todas as valências e mais-valias que venham para a região, sejam para jovens ou menos jovens, são muito bem-vindas porque são absolutamente necessárias”.