“F1 in Schools”: UBI apoia equipa finalista na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura

Os departamentos de Engenharia Eletromecânica e de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (UBI) colaboraram com a equipa “Marct Racing”, do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, da Guarda, que vai à Final Nacional do Concurso “F1 in Schools”. Esta competição internacional multidisciplinar coloca equipas de jovens a competir entre si, na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura.

A equipa “Marct Racing” participa na Final Nacional do “F1 in Schools”, que decorre hoje e amanhã, dia 25, em Santa Maria da Feira. A equipa vencedora representará Portugal na Prova Final Mundial, em local a designar pela Fundação Engineering in Montion, a entidade internacional gestora deste desafio.


O departamento de Engenharia Eletromecânica apoiou na maquinação CNC dos modelos dos carros de competição F1 e na impressão 3D de componentes, enquanto o departamento de Ciências Aeroespaciais ajudou em questões aerodinâmicas e de distribuição e redução de peso. Esta contribuição para a equipa decorreu no âmbito do Programa Impulso STEAM da UBI.

“O resultado foi altamente positivo, uma vez que a “Marct Racing” ganhou a Final Regional do “F1 in Schools”, nas categorias “Carro mais rápido”, “Melhor Apresentação Verbal” e “Portefólio & Marketing””, pode ler-se na página da instituição.

O trabalho desenvolvido junto do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque “é um exemplo da excelente colaboração que existe entre a UBI e as instituições de Ensino Secundário da região”, referem os departamentos que integram a Faculdade de Engenharia.

Em Portugal, o concurso é dinamizado no âmbito do projeto nacional Pense Indústria i4.0.