Académico dos Penedos Altos aprova contas com saldo negativo de 3 mil euros

Com um saldo negativo de 3822€, o Académico dos Penedos Altos aprovou, por unanimidade, as contas relativas a 2022, bem como o parecer do conselho fiscal, na reunião da assembleia geral, que teve lugar ontem, dia 1.

Em declarações à RCC, Miguel Rebelo, presidente da direção, disse estar “satisfeito com as contas”.


“Nós olhamos mais para o saldo passivo. O saldo negativo é derivado ao fluxo das atividades e isso reflete que os apoios dados ao académico, para a dinâmica que tem, já não são suficientes”, frisou o dirigente.

Durante a reunião da assembleia geral, Miguel Rebelo deu a conhecer aos sócios que as faturas enviadas à Câmara Municipal da Covilhã “são rejeitadas consecutivamente”.

“Enviamos e-mails a perguntar o que é justificável e o que não é, e não respondem. Não sei se isto só acontece com o Académico dos Penedos Altos ou também acontece com outras associações”, vincou o dirigente durante a sua intervenção.

O Académico dos Penedos Altos “não irá tomar nenhuma atitude”, revelou Miguel Rebelo, frisando que a associação “apenas quer saber com aquilo que pode contar”.

“Temos uma dívida de 88 mil euros, que anda a arrastar-se há 11 anos, e nós gostávamos que o município olhasse para isso com alguma preocupação, tal como nós olhamos. Entrámos no académico em 2012, herdámos um passivo altíssimo e temos vindo a abater com esforço e atividades, mas ao fim de 11 anos ainda devemos 88 mil euros”, salientou.

Em última nota, Miguel Rebelo frisou que este é o último mandato no Académico dos Penedos Altos, reiterando o que já tinha dito na última assembleia geral da coletividade, em março de 2022.

“Estamos a trabalhar em conjunto para arranjar uma solução, mas tenho outros projetos ambiciosos para a minha vida”, concluiu.