A Covilhanense Laura Taborda foi convocada para representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Equipas, que irão decorrer entre hoje, dia 23, e dia 25, na Silésia (Polónia).
Laura Taborda, a correr atualmente nos 3000m obstáculos, destacou-se ao serviço do Penta Clube da Covilhã (PCC), quando, em 2016, se sagrou Campeã Nacional Juvenil nos 2000m obstáculos.
No final de 2017, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal e, no início do ano seguinte, fez parte da equipa de juniores que participou na Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato.
Para Portugal está em jogo a permanência na I Divisão, posição conquistada em 2019, em Sandnes, na Noruega, quando venceu a I Liga, e mantida pela passagem de 8 a 16 equipas para a I Divisão, na sequência da integração dos Campeonatos da Europa de Seleções nos Jogos Europeus.
A comitiva, liderada pelo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, e pelo vice-presidente Fernando Tavares, é composta por 64 elementos, com destaque para o facto de esta ser uma equipa jovem, com mais de metade dos 43 atletas convocados abaixo dos 25 anos e apenas 8 acima dos trinta anos.
Para José Santos, selecionador nacional, “a renovação da equipa é uma realidade que dá confiança também na continuidade”, afirmou, sublinhando ainda que acredita que alguns dos atletas “podem alcançar as medalhas individuais em disputa nesta competição”.
Quanto ao programa competitivo, este inicia-se para o atletismo português na sexta-feira, 23 de junho, às 16h15, com a prova masculina de lançamento do peso. O horário completo da participação portuguesa AQUI.