Festival do Pastel de Molho regressa à Covilhã entre 7 e 9 de julho

Com mais um dia de evento relativamente ao ano passado, a 2ª edição do Festival do Pastel de Molho regressa à cidade da Covilhã entre os dias 7 e 9 de julho.

A informação foi avançada ontem, dia 22, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.


Paulo Carvalho, presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, revelou que a instituição irá iniciar a certificação Denominação de Origem Protegida (DOP) do produto gastronómico.

Se no ano passado o certame contou com a envolvência dos jardins de infância e diversas unidades de restauração, nesta edição, a novidade é a presença dos lares da Covilhã.

O evento conta ainda com oito expositores, sendo que todos os produtores presentes “têm de estar certificados pela confraria”.

Na edição anterior foram vendidos mais de 4 mil pastéis de molho, um número que deverá duplicar este ano, vincou Paulo Carvalho, mostrando-se expectante para o Festival do Pastel de Molho 2023.

João Marques, presidente da direção da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), que também faz parte da organização, sublinhou que a base do evento “é conseguir trazer, de novo, para o dia-a-dia dos covilhanenses e de quem visita a cidade, a partilha de cultura, costumes e sabores”.

“A certificação é essencial para que o produto possa ficar enraizado naquilo que são os hábitos de consumo e preferências”, disse ainda o dirigente”.

Se a 1ª edição do certame foi “a celebração da conquista da certificação do pastel de molho”, a 2ª edição vem “consolidar o caminho de valorização e promoção do produto”, sublinhou Regina Gouveia, vereadora da cultura na Câmara Municipal da Covilhã.

Durante o seu discurso, a autarca revelou que a organização “está a procurar dar alguns passos, pequenos, mas seguros”.

“Vai ser ampliada a componente de promoção do pastel de molho, que tem a ver com o conhecer, degustar e divulgar o produto gastronómico”, disse Regina Gouveia.

Quanto à animação musical, o certame inicia com a atuação do grupo Vozes do CAI, dia 7, sendo que, no dia 8, sobe ao palco o Grupo de Cantares do Paul. Para terminar, no dia 9, atua o Grupo de Cantares da Vila do Carvalho.

O evento decorre no Jardim das Artes, entre as 18:00 e as 00:00, sendo que os concertos têm lugar a partir das 21:30.

O Festival do Pastel de Molho é organizado pela confraria, pelo Município da Covilhã e pela AECBP.