“Desafios, lutas, vitórias e derrotas” marcam os 100 anos do Sporting da Covilhã

A celebrar os 100 anos do Sporting Clube da Covilhã, o presidente do clube, José Mendes, afirmou terem sido os vários anos de “desafios, lutas, amadurecimento, vitórias e derrotas que fizeram do Sporting da Covilhã um clube de referência”.

“Uma instituição de bom nome, de boas contas, de bem receber os que nos visitam, de bem tratar os nossos e os que nos rodeiam”, frisou o dirigente.


José Mendes falava durante o jantar comemorativo do centenário do clube, que contou com cerca de 300 convidados, entre os quais os presidentes da Liga de Clubes, Pedro Proença, e da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

“Quis o destino, em ano de centenário do clube, que fosse dado o passo atrás em termos de resultados desportivos”, disse José Mendes, reconhecendo que, por vezes, “é necessário dar um passo atrás para dar dois passos em frente”.

Durante o seu discurso, José Mendes destacou ainda a aquisição do autocarro como uma “mais-valia para o clube”. Com um valor de cerca de 300 mil euros, liquidados no valor da entrega, o dirigente diz ser algo que o orgulha e que “marca a imagem do clube, da cidade e da região”.

Depois de recordar as vitórias, José Mendes diz não ser possível “esquecer os desafios e constrangimentos notados ao longo do percurso”.

“Somos conscientes que o desporto é uma importante vertente da formação do ser humano e que este clube tem nos seus fins estatuários a formação das camadas jovens”, vincou.

As melhorias e a evolução na área “não são suficientes”, disse José Mendes, acrescentando que “o clube continua sem as condições que gostaria de ter e que tanto ambicionava para promover os talentos e contribuir para o desenvolvimento das crianças e jovens”.

Em última nota, José Mendes garantiu que os dirigentes “irão continuar o seu trabalho para que o Sporting da Covilhã progrida no seu caminho de modernização, crescimento, de sustentabilidade e sucesso desportivo”, relembrando que, para isso, “é necessário o apoio de todos”.

O presidente da mesa da assembleia geral, Jorge Gomes, sublinhou que, ao olhar para o futuro, “é imperativo que nos mantenhamos fiéis aos valores que têm sustentado o Sporting da Covilhã ao longo dos últimos anos”.

“A honestidade, a integridade, o respeito e espírito de equipa são os valores que devem continuar a ser a nossa bússola”, frisou.

Jorge Gomes salientou que o Sporting da Covilhã “tem uma história gloriosa”, vincando que o melhor ainda está por vir”, o que o faz olhar “para o futuro com esperança e determinação”.

A olhar para a moldura humana formada no jantar comemorativo do centenário, o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, decidiu salientar aquilo que é o futebol.

“O desporto, e particularmente o futebol, é formação, agregação e união”, afirmou o autarca, deixando ainda um agradecimento ao clube “por juntar a força viva dos que promovem o desenvolvimento da cidade”.

“É hoje que temos de estar muito gratos e reconhecidos pelo que têm feito pelo concelho, pela cidade da Covilhã e também pela região. É uma instituição que se prolonga da cidade à região e ao país”, disse Serra dos Reis, dirigindo-se ao Sporting da Covilhã.

Em última nota, o autarca afirmou que “todos vão trabalhar para que o sporting da Covilhã possa, não só juntar-se aos melhores e maiores dos êxitos desportivos, mas também para que tenha infraestruturas melhores, nomeadamente a academia”.

“A formação desportiva dos nossos jovens vai depender muito disso”, concluiu.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, salientou que, nestes 100 anos, “muitas pessoas tiveram de dar tudo para concretizarem a evolução de um clube que luta todos os dias para levar o desporto às camadas jovens”.

Na cerimónia, que teve lugar ontem, dia 3, foram homenageados os ex-presidentes, antigos jogadores, atuais dirigentes, atletas e funcionários e ainda os beneméritos, que engradeceram a história do clube.

Após 15 temporadas consecutivas na II Liga de futebol, o Sporting da Covilhã terminou o campeonato no último lugar, atrás do Trofense, também despromovido, e da BSAD, a disputar o play-off.