Covilhã: Exposição mostra “vivências, amores e desamores” de 25 idosos de todas as freguesias

“Idosos com História” é o nome da exposição fotográfica que representa o culminar de um trabalho realizado ao longo de três anos em todas as freguesias do concelho da Covilhã.

A atividade insere-se no CLDS.4G.Covilhã, um projeto de intervenção comunitária, promovido pela Câmara Municipal da Covilhã e coordenado pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.


“Tivemos conversas com várias pessoas idosas, que nos contaram um pedaço das suas histórias de vida”, sublinhou Ana Almeida, coordenadora do departamento de inovação e desenvolvimento da SCMC.

Em declarações à RCC, Ana Almeida revelou ainda que vai ser lançado um livro que conta com todas as histórias recolhidas ao longo dos anos.

Tempos antigos, vivências, amores, desamores e trabalho foram alguns dos temas abordados num total de 25 histórias de vida partilhadas.

O CLDS.4G.Covilhã chegou agora ao fim, mas António Neto Freire, provedor da SCMC, disse ser “um dia de alegria”, frisando que a instituição vai continuar a desenvolver estas atividades por mais três anos.

Quanto ao lançamento do livro, António Neto Freire disse que o objetivo passa por “perpetuar a memória, as atividades e a vida das pessoas”.

O projeto “foi muito importante durante o seu tempo de implementação”, afirmou Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da ação social na Câmara Municipal da Covilhã.

“Foi pensado para atingir objetivos fundamentais de resposta a problemas e necessidades que identificámos como sendo os mais prioritários”, salientou a autarca.

Quanto ao envelhecimento ativo, Regina Gouveia disse haver “muito caminho a fazer”.

“As instituições que acolhem as estruturas residências e apoiam através do serviço domiciliário são fundamentais”, disse a autarca, acrescentado que “o envelhecimento ativo precisa de muito mais que isso”.

“São necessárias políticas, estratégias e instrumentos que garantam que, em qualquer idade, as pessoas possam sentir-se felizes e realizadas”, concluiu.

A atividade decorreu ontem, dia 28, na Praça do Município, no âmbito das comemorações do Dia Municipal para o Envelhecimento Ativo.