UF Covilhã/Canhoso avança com Orçamento Participativo Jovem. Votação vai ser presencial

A União de Freguesias da Covilhã e Canhoso vai avançar com o Orçamento Participativo Jovem. O regulamento foi ontem aprovado por maioria, durante a reunião da assembleia de freguesia que decorreu no salão multiusos do GIR do Rodrigo e apresenta como novidade a forma de votação nos projetos finalistas.

Chamar os jovens a votar na Junta de Freguesia foi a forma encontrada para contornar os custos elevados da votação digital, explicou Carlos Martins, presidente da União de Freguesias.


O autarca dá conta que “vão chamar-se os jovens a votar da forma tradicional”, em dia a marcar para o efeito, após o júri, constituído por um membro de cada força partidária e um do executivo, escolher as propostas finalistas de entre as que forem apresentadas.  

Carlos Martins defende a opção, vincando que “para muitos será o seu primeiro ato eleitoral”, que terá lugar na sede da junta.

O presidente da Junta de Freguesia conta pôr o processo a avançar “o mais rápido possível”, agora que o regulamento foi aprovado.

Na reunião a CDU absteve-se na votação. Miguel Fiadeiro fundamenta que este sentido de voto se deve à inexistência “de um valor referência afeto ao programa” e na dificuldade em perceber de que forma este vai afetar outros compromissos da Junta de Freguesia.

A Coligação Juntos Fazemos Melhor saudou a iniciativa, que também constava no seu programa eleitoral, embora considere que o regulamento precisa de melhorias no futuro, disse Sérgio Sousa.

O regulamento foi aprovado com 1 abstenção e 12 votos a favor.