Interior: PS defende sistemas anti granizo para defesa dos produtores

Os deputados do PS eleitos pelos círculos eleitorais das zonas mais afetadas pelas intempéries defendem a “possibilidade de criação de um aviso piloto para apresentação de candidaturas destinadas a financiar a colocação de sistemas anti granizo nas regiões mais vulneráveis a este fenómeno climatérico”.

A questão foi colocada à ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes, pelos deputados dos círculos eleitorais de Castelo Branco, Viseu, Vila Real e Bragança.


Em nota de imprensa, os parlamentares recordam que as tempestades de granizo “têm causado elevados prejuízos de milhões de euros em perdas de culturas, dais quais se destacam os danos nas vinhas e produções frutícolas”.

Os socialistas apontam, como exemplo, a região da Cova da Beira, “onde se estimam perdas na ordem dos 70% de produção, que chegaram, em algumas freguesias, aos 90%, não havendo memória recente de uma campanha tão nefasta”.

“Os prejuízos são ainda transversais às diferentes variedades de cereja nas várias áreas geográficas de produção, nomeadamente nos concelhos da Covilhã e Fundão, onde é feita em terreno plano e em socalcos”, referem ainda os deputados em nota de imprensa.

Em última nota, os parlamentares questionam se o Ministério da Agricultura “está disponível para a criação de um aviso piloto, no âmbito do PEPAC, que permita apresentar candidaturas exclusivamente para financiar, em zonas a definir, com critérios bem definidos, a colocação de sistemas anti granizo nas regiões mais vulneráveis ao fenómeno climatérico”.