Dominguizo espera mais de 10 mil visitantes para celebrar “Os Farrapeiros”

Entre 30 de junho e 2 de julho o Dominguizo espera cerca de 10 mil visitantes na 14.ª edição do “Farrapeiros”, certame criado em 2010 para homenagear a profissão que no passado predominava na freguesia.

A informação foi avançada por José Matos, presidente da Junta de Freguesia, em entrevista à RCC. Segundo o autarca, tendo em conta o crescimento do evento desde a sua origem, que obrigou a que se realize em vários espaços da localidade, e o número de visitantes em 2022, este ano será ultrapassada a barreira dos 10 mil visitantes, frisando que “esta já não é uma festa da freguesia, mas de toda a região”, mantendo, ainda assim, o cariz familiar, com atividades para miúdos e graúdos.


O evento começou em 2010, com objetivo de homenagear o farrapeiro, a profissão que predominada na aldeia e que levava os homens a todas as localidades da Beira Interior em busca de “farrapos”, que depois separavam, por cor e fibra, para entregar à indústria têxtil da Covilhã.

Foram os primeiros a “reciclar”, relembra José Matos, explicando que “este era um modo de vida” e que para além dos tecidos recolhiam também peles de coelho, metais, cera, entre outros materiais.

Com o mote “diversão sem inflação”, o autarca explica que os preços de mantêm em relação a 2022.

O certamente conta com cerca de 50 expositores, uma vez que “não há espaço para mais”, detalha José Matos, vincando que este ano as inscrições superaram a procura de anos anteriores. Haverá barraquinhas que vão desde a gastronomia ao artesanato.

O certame conta com animação de rua em permanência e três palcos para completar a festa.

Os momentos típicos como o “Desfile do Farrapeiro”, em que os protagonistas são as crianças da escola e o “Farnel do Farrapeiro”, almoço convívio no último dia, são duas iniciativas que também fazem parte do cartaz.

Ao longo dos três dias haverá transportes grátis Covilhã/Dominguizo e Dominguizo/Covilhã.