Tortosendo: Obras para construção do posto da GNR deverão arrancar dentro de meses

Foi hoje, dia 23, assinado o contrato interadministrativo entre o ministro da administração interna, José Luís Carneiro, e a Câmara Municipal da Covilhã para a construção do novo posto da GNR no Tortosendo, cujas obras deverão começar dentro de meses.

A obra vai ser colocada a concurso público, podendo o processo demorar entre seis e nove meses, disse o governante, realçando que a estimativa para a execução da empreitada será de um ano e meio a dois anos.


Em declarações aos jornalistas, no final da sessão, José Luís Carneiro sublinhou que o Ministério da Administração Interna irá “contribuir” para a execução das obras nos postos da GNR do Paul e Unhais da Serra.

Quanto ao posto da GNR do Fundão, o governante avançou que o processo será encerrado dentro de três semanas e, posteriormente, irá ser estabelecido o contrato interadministrativo com a Câmara Municipal do Fundão.

Questionado sobre o que falta para os processos do Paul e Unhais da Serra avançarem, José Luís Carneiro revelou que se trata de “questões relativas ao financiamento e preparação da legalidade dos procedimentos e acordos que têm de ser estabelecidos com a autarquia”.

“Um dia importante” é como Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, descreve o dia da formalização do contrato.  

“Estamos a dar um passo decisivo para resolver um problema que se arrasta há décadas e cujo processo foi difícil e moroso”, frisou o autarca, relembrado que as atuais instalações eram para ser uma solução provisória, que acabou por durar quase duas décadas”.

O autarca vincou ainda que quando se trata da segurança de pessoas e bens, “não se podem poupar esforços, para que existam soluções adequadas e não meramente provisórias”.

As condições de trabalho dos militares da GNR foram o principal motivo para proceder à construção de um novo posto.

“O antigo quartel já não se adequava aos novos tempos, porque não estava fisicamente adaptado para receber elementos do sexo feminino”.

Com um orçamento de quase 1,6 milhões de euros, sem IVA, o autarca manifestou a sua preocupação com o valor da obra, que foi conhecido antes dos preços da construção civil terem aumentado.

Em última nota, Vítor Pereira garantiu que a autarquia “não vai desistir” dos postos da GNR no Paul e em Unhais da Serra, que estão em fase de conclusão para assinatura.