UBI: Afonso Gomes eleito provedor do estudante

Afonso Gomes, antigo Presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e mestrando de Ciência Política, foi hoje, dia 23, eleito e empossado provedor do estudante na reunião do Conselho Geral, anunciou a instituição em nota de imprensa.

Com um percurso ativo dentro da academia, Afonso Gomes, licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais (CPRI) pela UBI, foi presidente do Núcleo de CPRI, em 2015, representante dos estudantes no senado da universidade pela Faculdade de Artes e Letras, em 2017, presidente da AAUBI, também em 2017, e membro do Corpo de Estudantes do Conselho Geral, entre 2020-2022.


A terminar o mestrado em Ciência Política, o novo provedor do estudante da UBI desempenha, também, funções como deputado municipal na Assembleia Municipal da Covilhã desde 2021.

“Desenvolver estratégias de resolução e, sobretudo, de prevenção de possíveis desafios, em estreita colaboração com todas as unidades orgânicas, com todos os departamentos, com todas as faculdades e, em especial, também com a associação académica e com os estudantes que, neste momento, integram os órgãos da representação estudantil nos conselhos pedagógicos” é o objetivo da primeira fase do mandato de Afonso Gomes que, durante os próximos dois anos, estará à frente do Gabinete da Provedoria do Estudante.

O Provedor do Estudante, entidade criada em 2008 com o propósito de garantir e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes da UBI, é designado pelo Conselho Geral para um mandato de dois anos, num máximo de dois mandatos. Das suas competências, destacam-se a “apreciação, e posterior encaminhamento, aos órgãos e serviços aptos da UBI, de reclamações de estudantes, bem como de recomendações que considere necessárias e adequadas à prevenção ou reparação de eventuais irregularidades ou injustiças, não dispondo, no entanto, de poder decisivo sobre as mesmas”, pode ler-se na página da instituição.

Afonso Gomes sucede a Jorge Pereira, mestre em Medicina pela UBI e provedor do estudante entre 2020 e 2022.