IV Feira Ibérica de Teatro do Fundão contou com mais de 2000 espectadores

A IV Feira Ibérica de Teatro, organizada pela ESTE – Estação Teatral e Município do Fundão, entre os dias 28 de junho e 1 de julho, “alcançou todos os objetivos propostos, com destaque para o seu contributo na construção de um verdadeiro mercado ibérico das artes do espetáculo”, pode ler-se em nota de imprensa.

Ao longo de quatro dias, a cidade do Fundão contou com cerca de 170 profissionais, de Portugal e Espanha, ligados ao setor das artes do espetáculo.


“A região aderiu em força à programação apresentada nesta edição, com uma presença de mais de 2000 espectadores, para uma média de 113 distribuídas pelos 17 espetáculos de teatro, dança, circo e rua apresentados por companhias de Portugal, Espanha, Itália e Israel”, revela a ESTE.

O júri da Feira Ibérica de Teatro do Fundão atribuiu o prémio do melhor espetáculo a “Ma Solitud” (Espanha), de Guillem Albá, por entender que “no contexto do tempo que vivemos, marcado pela tecnologia virtual, o “Ma Solitud” apresentou um espetáculo de uma simplicidade surpreendente, equilibrado, quer do ponto de vista técnico como artístico, próximo e intimista, capaz de comover todo os diversos públicos, oferecendo ainda um espaço perdido de solidão”.

O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa ao espetáculo “Une Partie de Soi” (Portugal), da companhia “O Último Momento”, de João Paulo Santos.

Para o júri, “foi importante destacar um trabalho tão inovador, subtil, de contenção, que exige do público uma atenção, sensibilidade e concentração, que não são comuns em espetáculos de rua, em que a dificuldade técnica se converte em poesia do movimento”.

Quanto ao prémio do público, após a conclusão de cada espetáculo, o mesmo elegeu a “Companhia Kulunka Teatro”, com “André e & Dorine” (Espanha), como “o melhor desempenho da IV Feira Ibérica de Teatro do Fundão”.

A comissão executiva da Feira Ibérica de Teatro do Fundão decidiu, nesta quarta edição, instituir o prémio “Abraço Ibérico” para “distinguir personalidades nas áreas artísticas e da gestão cultural no âmbito da Cooperação Ibérica das Artes do Espetáculo”.

Nesta categoria, o prémio foi entregue a Manuel Jesús González Fernández, presidente da Associação Civitas, organizadora da Feira de Teatro de Castilla y León, em Ciudad Rodrigo; a Emilio del Valle Jiménez, presidente da ARTEMAD – Asociación de Empresas Productoras de Artes Escénicas de Madrid, organizadora da MADferia de Madrid; a Antónia Álvarez González Fernández, directora do CEMART – Centro de las Artes Escénicas y de la Música de Extremadura, co-organizadora da MAE – Estremadura Escena – Muestra de Artes Escénicas; e Nacho Vilar García, ex-Director da ADGAE – Asociación de Empresas de Distribución y Gestión de las Artes Escénicas.