180 milhões de investimentos aprovados: “A Covilhã está na moda para investidores”

Na Covilhã há perto de 180 milhões de euros em investimento a realizar, cujos projetos já estão licenciados, revelou o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã durante a reunião pública da autarquia.

José Armando Serra dos Reis detalha que os investimentos privados vão desde a área da saúde até habitação, passando por indústria, comércio e serviços, área social e turismo.


Aponta que para estes índices de investimento “as políticas municipais, foram, e são, fundamentais”.

“No nosso concelho as políticas municipais têm sido, e são, fundamentais, para que a Covilhã esteja com um índice de investimento nunca antes visto”, revelou.

Na sua intervenção apresentou “uma amostra que é suficiente explicita para provar que a Covilhã está na moda e é hoje um concelho atrativo para investidores”, disse.

Na área da saúde José Armando apontou investimentos na ordem dos 70 milhões de euros, nomeadamente num hospital privado que inclui estrutura residencial para pessoas idosas e que já está em obras, e no Hospital CUF que já tem o pedido de informação prévia aprovado.

Na área social destacou os 4 projetos de IPSS’s do concelho, com candidaturas aprovados no âmbito do PRR, que totalizam cerca de 3 milhões de euros.

Descreve que para o êxito destas candidaturas a autarquia teve também um papel fundamental.

“Cedemos terrenos a algumas associações. No âmbito da comissão local de ação social definimos as prioridades. Demos a celeridade máxima, fizemos os licenciamentos na hora zero. Nos projetos fizemos alterações e depois de reuniões com os projetistas conseguimos corrigir e aprovar todos os projetos. Financiámos mesmo alguns, de associações que estavam em dificuldades”, detalhou.

O vice-presidente avança ainda que na área do comércio e serviços há quatro projetos de investimento privado, em que se incluiu um posto de abastecimento e um retail park, e ainda edifícios para comércio e serviços, um deles na rua Mahatma Gandhi, totalizando 17 milhões de investimento.

Na área da habitação, segundo aponta, há 37 processos de habitação licenciados num total de investimento de cerca de 44 milhões.

Na indústria estão seis processos licenciados, totalizando 11 milhões de euros e no turismo há 6 milhões de euros para se investir em dois hotéis, num total de 30 milhões de euros.

Números que levam o vice-presidente da autarquia a sublinhar que “a Covilhã está mesmo no rumo certo e está na moda”, vincando que “tem tudo o que é necessário para um bom investidor”.

Sublinha que “não é retórica”, mas “números concretos e objetivos que estão a acontecer”.

“Mas que raio esta câmara está a fazer, parada paradinha e que não capta investimento?” ironizou, concluindo que basta subir à parte mais alta da cidade e ver as gruas, para se concluir que “a Covilhã está na moda”