Jovem de etnia cigana consultor da Beira Serra publica livro de cariz filosófico sobre a superação

Licenciado em Gestão e em Gestão de Recursos Humanos, Natanael Santos, de 24 anos e etnia cigana, publicou o seu primeiro livro em abril passado pela Astrolábio Edições. A obra conta a história de superação de um rapaz que vive num bairro social e que reflete, a nível filosófico, sobre a sociedade que o rodeia. Também o autor, ao publicar este livro, contou à Rádio Clube da Covilhã a sua própria história de superação.

“Terminei a minha primeira licenciatura em Gestão e não conseguia arranjar um estágio profissional. Por vários sítios e entidades onde passei fizeram-me entender que era complicado ter um cigano a trabalhar em gestão, mesmo gostando de mim e do meu currículo”. Acabou por não ser aceite em lado nenhum.


Foi então que, numa ida à Biblioteca Municipal, encontrou a sua antiga professora de filosofia da escola secundária. Numa troca de palavras, ao ter sido confrontada por Natanael sobre as suas dificuldades em entrar no mercado de trabalho devido à sua etnia, a professora interpelou-o: “Porque não tentas escrever um livro sobre a tua perspetiva do mundo, a tua visão, a perspetiva que tens das coisas segundo a tua etnia?”. O jovem escritor, que já havia demonstrado bons dotes de escrita nas aulas de filosofia, e não só, ficou a matutar na ideia e no verão que se seguiu, dedicou-se a concretizá-la.

O resultado é “Rumo”, um livro sobre um rapaz que se supera na vida e vai tecendo comentários e derivações filosóficas sobre si e o que o rodeia. Mistura de romance e ensaio filosófico, a obra reflete sobre sociedade, política, racismo, religião e a natureza humana, na esteira da influência de ideias e autores como Nietzsche, Camus, Platão ou Kafka.

Atualmente, entre outras ocupações, Natanael Santos faz parte do Conselho Consultivo da associação Beira Serra em assuntos relativos à etnia cigana. Já viu publicados vários textos em jornais regionais ou mesmo nacionais, como o “Público”. Esta é a sua primeira entrada no campo da ficção.

A obra, publicada em abril passado, vai ser apresentada no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, ainda com data a definir.