Câmara de Manteigas requalifica parques infantis

A Câmara Municipal de Manteigas vai requalificar os parques infantis existentes na vila, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Manteigas durante a reunião pública desta segunda-feira.

A responder a uma questão do vereador Nuno Soares (PSD) sobre esta matéria o autarca esclarece que depois de uma primeira notificação da ASAE sobre a falta de condições nos parques infantis, a que a autarquia deu resposta, não houve outras comunicações daquela entidade.


Esclarece que os problemas detetados serão corrigidos, embora sejam diferentes de parque para parque, dando prioridade aos que são mais utilizados.

“Já está previsto que este ano se possa intervir num deles, podendo ir a dois”, disse o autarca, referindo-se ao parque da Música Nova, para “o qual já há propostas e projeto” e que deve ainda avançar este ano.

Outro dos parques prioritários e muito degradado é o parque do jardim de infância e que por isso será também intervencionado, avançou Flávio Massano, justificando que é um parque que todos os dias tem crianças, sendo em maior número no próximo ano letivo, uma vez que, contrariamente ao que tem acontecido, haverá duas turmas, explicou.

Descreve que no caso do parque do Jardim do Pêgo, os equipamentos não estão em mau estado, apenas é necessária uma espécie de grade protetora, uma vez que a inspeção “detetou que o anfiteatro natural existente não é o suficiente”.

Flávio Massano realça que no caso do Parque da Várzea, é uma questão principalmente de falta de caixa de proteção e, sendo este um local em que a autarquia pretende intervir em breve, o parque infantil não é, para já, considerado prioritário.

“Apenas precisa de uma caixa de areia ou relva para poderem sair as crianças, embora não haja qualquer risco para a segurança das crianças”, sublinhou o autarca.