Mercado do Pêssego: A grande intenção é “pô-lo em destaque e lembrar as suas qualidades”

Valorizar e chamar a atenção para o pêssego produzido no concelho da Covilhã é o objetivo da Câmara Municipal ao realizar o Mercado do Pêssego, que este ano decorreu no último sábado.

Com bancas a vender o fruto na entrada do Mercado Municipal, onde foi estendida uma passadeira vermelha para destacar a estrela do dia, aos visitantes era oferecido um saco em tecido alusivo ao pêssego.


Vendedores/produtores gostam da iniciativa, frisando que tudo o que chame a atenção para o mercado é positivo.

Regina Gouveia, vereadora na Câmara Municipal da Covilhã, frisa que “o produto é neste dia o mais importante” e chamar “a atenção e valorizar o pêssego da Covilhã é o objetivo”, disse em declarações à Rádio Clube da Covilhã.

Com alguns vendedores a colocarem bancas de venda na entrada e outros no interior do mercado, a autarca sustenta que “para além destes, existem outros”, explicando que o propósito não é destacar o Pêssego da Covilhã apenas no contexto mercado municipal, mas também para o dia-a-dia nesta época de verão.

Para além das qualidades do fruto, fresco e saboroso, a autarca dá conta da sua importância na alimentação em termos de nutricionais, bem como a sua versatilidade.

“O pêssego, além de ser um produto importante em termos de nutrientes, com capacidades antioxidantes, protege a saúde da pele e da visão, entre outros, é também muito versátil”, disse. Detalha que se “pode utilizar combinando-o com outros elementos seja para sobremesas, compotas, doces, bolos, mas também pode ser utilizado de forma mais inusitada, porque combina muito bem como muitas iguarias”, sublinhou.

O Mercado do Pêssego decorreu no último sábado no mercado municipal da Covilhã.